FAVORITAR
FecharPlease login

Projete sua fonte de alimentação com o PI Expert

Veja o passo a passo neste artigo, com links para vídeos explicativos

O PI Expert da Power Integrations é uma ferramenta online que transforma, em minutos, suas especificações de fonte de alimentação em projetos prontos para construir. Este poderoso software fornece todas as informações necessárias para construir uma fonte de alimentação adequada para uma ampla gama de aplicações. Para ajudá-lo a começar com o PI Expert, a Power Integrations lançou uma série de vídeos tutoriais com o diretor de marketing, Trevor Hiatt. Você pode assistir os dois primeiros episódios agora neste link.

O Design Wizard do PI Expert leva você das especificações ao projeto completo, passo a passo

No centro da interface de usuário intuitiva do PI Expert está o Design Wizard, que orienta você através do processo de design de maneira clara e passo a passo. Tudo o que requer é a entrada de parâmetros-chave em vários estágios do processo. Neste artigo, veremos um exemplo utilizando a família de produtos do controlador flyback InnoSwitch3-EP, popular por sua alta eficiência e desempenho em eletrodomésticos, carregadores, adaptadores e aplicações de medição.

Começamos o projeto selecionando a tensão de ruptura. Neste caso, vamos optar pelo 750 PowiGaN para aproveitar a tecnologia Wide-Bandgap PowiGaN da PI . Para garantir a compatibilidade global, escolhemos uma entrada universal. Mas o PI Expert oferece muito mais opções de tensão, incluindo uma seleção definida pelo usuário para especificações personalizadas.

PI Expert

Ao atingir o estágio de Seleção de Saída , inserimos as especificações de saída desejadas. Para este cenário, escolhemos 20 V e 3,25 A. O projeto pode ser facilmente modificado para uma fonte de saída dupla simplesmente adicionando uma saída de 5 V, 1 A. O PI Expert pode acomodar até seis saídas. 

PI Expert

Na seção Configurações de design , podemos aceitar os parâmetros padrão ou modificá-los para atender às nossas necessidades. Também podemos criar um novo arquivo de design e adicionar componentes do rico banco de dados do PI Expert. Em seguida, na seção Iniciar com, escolhemos uma configuração padrão para iniciar o design. Muitos usuários optam por começar com a opção Schematic e permitem que o PI Expert utilize o aprendizado de máquina para agilizar a busca por soluções ideais. Claro, sempre existe a opção de aumentar o controle do usuário sobre os resultados.

Finalmente, para os magnéticos, podemos escolher entre transformadores Wire Wound e Planar . Em seguida, selecionamos na extensa biblioteca de opções de Core Material. Os enrolamentos de blindagem podem ser adicionados no início do processo de projeto ou ajustados posteriormente. Basta clicar em Concluir e eis que você criou com sucesso seu primeiro design do PI Expert! 

PI Expert

Não sabe qual produto PI usar? Deixe o PI Expert escolher para você

A Power Integrations oferece uma ampla gama de produtos de conversão de energia. O PI Expert pode ajudá-lo a escolher o produto PI mais adequado com base nos requisitos e especificações de sua aplicação.

Vejamos um exemplo. Comece seu design com a função Portfólio de produtos . O filtro de produto captura seus requisitos de design. À medida que você avança pelos filtros, a lista de produtos PI adequados diminui gradualmente. Nosso exemplo é uma fonte de alimentação para aplicações industriais com potência de 40 ~ 100 W, entrada universal, topologia flyback isolada com tensão e corrente constantes.

Quando você tiver escolhido o produto PI mais adequado, poderá iniciar o processo de design usando tanto a interface gráfica do PI Expert ou a plataforma PI XLS baseada em planilha. Se ainda precisar de ajuda para escolher, o botão Ajude-me a escolher abrirá o Assistente de recomendação de dispositivo, fornecendo uma seleção mais refinada e explicações detalhadas para cada recomendação. Para nosso exemplo, o PI Expert recomenda a família de produtos InnoSwitch3-EP.

Aí está! Se você souber qual dispositivo PI deseja usar, poderá selecioná-lo diretamente na lista de peças e começar a projetar. Se você não tiver certeza, o assistente de design integrado o guiará para o produto ideal para sua aplicação.

Agora que você sabe como é fácil começar a projetar com o PI Expert , experimente hoje mesmo. Se você precisar de suporte adicional, a equipe PowerPros da Power Integrations está pronta para fornecer suporte técnico por meio de videochamadas. 

Power Integrations no Brasil

Em caso de quaisquer dúvidas sobre as placas de avaliação ou itens da Power Integrations, você pode obter suporte local através da BP&M.

(*) este post foi patrocinado pela Power Integrations.

Sem licença Creative Commons
Home » Hardware » Projete sua fonte de alimentação com o PI Expert

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS