OpenAI pretende lançar seus próprios chips

De acordo com o jornal londrino Finanacial Times, a OpenAI estaria se preparando para entrar no mercado de semicondutores, com planos de projetar e fabricar seus próprios chips de inteligência artificial.

Segundo o jornal, a empresa norte-americana decidiu trabalhar em conjunto com a americana Broadcom — uma das maiores fabricantes globais de semicondutores — para concluir o desenvolvimento de chips que devem estar prontos em 2026.

Caso se confirme, a iniciativa colocaria a OpenAI no mesmo caminho de gigantes como Google, Amazon e Meta, que já desenvolveram processadores especializados para lidar com cargas de trabalho de IA.

Segundo a publicação, a companhia também estaria considerando adotar um novo nome para distinguir os chips voltados especificamente à inteligência artificial. O termo escolhido seria “xpu”, em contraste com o “gpu”, usado por empresas como Nvidia e AMD.  

O Financial Times recorda ainda que, em uma recente conferência com investidores, o CEO da Broadcom, Hock Tan, confirmou que a empresa trabalha no desenvolvimento de aceleradores de IA em parceria com “potenciais clientes”, sem revelar nomes. Ele acrescentou que um desses clientes já fez encomendas e que as projeções de receita para o ano fiscal de 2026 tiveram forte alta em função do projeto.

Confirmada essa notícia, certamente teremos alterações no cenário dos semicondutores, lembrando que, para os consumidores, quanto mais concorrência, melhor. 

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Notícias » OpenAI pretende lançar seus próprios chips

EM DESTAQUE

WEBINARS

VEJA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste: