Novo ESP32-C5: SoC RISC-V com Wi-Fi dual band e BLE

A Espressif acaba de anunciar o seu mais novo SoC, o ESP32-C5. Esse novo SoC vem com Wi-Fi 6 dual band de 2,4 e 5 GHz, bem como conectividade Bluetooth 5 (LE) e diversos outros recursos. O ESP32-C5 enriquece as soluções Wi-Fi 6 da Espressif na sequência do ESP32-C6 SoC anunciado no ano passado.
A figura a seguir exibe o diagrama de blocos do ESP32-C5:
O ESP32-C5 vem com um core RISC-V de 32 bits operando em até 240 MHz. Tem SRAM de 400KB, ROM de 384KB e suporte a flash externa. Ele possui mais de 20 GPIOs, e periféricos comuns, além de recursos de segurança. Também está incluída uma interface SDIO 2.0 Slave.
No bloco de comunicação sem fio, o ESP32-C5, inclui um rádio Wi-Fi 6 (802.11ax) de banda dupla, com o padrão 802.11b/g/n para compatibilidade com versões anteriores. Também possui suporte a conectividade Bluetooth 5 (LE).
O dispositivo ainda não está disponível no mercado, mas promete ser mais uma alternativa para desenvolvimento de produtos conectados com a consagrada família ESP32. Ele será suportado pelo ESP-IDF, SDK da Espressif para desenvolvimento com a família ESP32.
Saiba Mais
- Novo SoC RISC-V ESP32-H2 da Espressif virá com IEEE 802.15.4 (Zigbee e Thread) e Bluetooth 5.2 (LE)
- Última novidade da Espressif: ESP32-S2-MINI
- Novo ESP32-C6 virá com Wi-Fi 6 + Bluetooth 5 (LE) em um SoC RISC-V
Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
