A empresa Arduino acaba de lançar uma(super) nova placa, a GIGA R1 WiFi. Conforme o anúncio, essa é a placa mais poderosa já projetada por eles com o foco em makers, engenheiros e criadores.
A Arduino GIGA R1 WiFi é baseada no microcontrolador STM32H7 e vem com o formato das populares placas Mega e Due. Esse projeto aproveita toda a experiência adquirida no desenvolvimento da linha Arduino Pro e deixa acessível para o público maker.
Com a Arduino GIGA R1 WiFi, você pode pensar em projetos mais complexos e ser mais criativo do que nunca.
O STM32H7 possui 2 núcleos (Cortex®-M7 a 480 MHz e Cortex®-M4 a 240 MHz) que possibilita executar dois programas Arduino simultaneamente, ou mesmo, um programa Arduino e um MicroPython. Com esta arquitetura, você pode separar a lógica de nível superior, como displays, interfaces e rede, das tarefas críticas em tempo, como controle de motor.
Ela pode ser alimentada de 6 a 24V e possui uma grande quantidade de pinos de I/O (76 no total), dos quais 12 analógicos, 13 PWM, 4 portas seriais, 3 I2C, 2 SPI, 1 FDCAN, 2 DAC).
Para suportar essa quantidade de pinos, foi mantido o pinout do Arduino Mega e adicionado pinos extras no meio da placa. os pinos extras podem ser acessados por baixo da placa, mantendo assim a compatibilidade com shields existentes.
Forma adicionados dois novos pinos, um VRTC para que você possa conectar uma bateria para manter o RTC funcionando enquanto a placa está desligada e um pino OFF para desligar a placa.
A conectividade Wi-Fi® e Bluetooth® Low Energy é feita por meio de um módulo Murata 1DX de alta qualidade que suporta antena externa. Você também pode se conectar rapidamente à Arduino IoT Cloud e acompanhar seu projeto remotamente. E se você estiver preocupado com a segurança da comunicação, o ATECC608A mantém tudo sob controle.
A placa ainda vem com diversos conectores extras que facilitarão o desenvolvimento de suas aplicações:
- Conector USB-A adequado para hospedar dispositivos de armazenamento USB, outros dispositivos de armazenamento em massa e dispositivos HID, como teclado ou mouse.
- Jack de entrada/saída de 3,5 mm conectado ao DAC0, DAC1 e A7.
- USB-C® para alimentar e programar a placa, além de simular um dispositivo HID, como mouse ou teclado.
- Conector JTAG, 2×5 1,27 mm.
- Conector de câmera Arducam de 20 pinos.
A placa é open source sendo lançada com o valor de $72 na da Arduino.cc
O que achou dessa novidade? Deixe seu comentário.
Referencias
https://blog.arduino.cc/2023/03/01/step-up-your-game-with-giga-r1-wifi/
https://docs.arduino.cc/hardware/giga-r1-wifi







Gostei da arquitetura de 2 núcleos. Como enviar informações de um núcleo para o outro? Há uma interface via hardware/biblioteca ou utilizando UART/I2C?
A comunicação é feita por barramentos internos. Há algumas técnicas para comunicação, desde o uso dos recursos do mcu para isso, quanto o uso de softwares. Sugiro a leitura desse material para mais detalhes: https://community.st.com/s/article/stm32h7-dual-core-how-to-communicate-between-cm4-cm7
É uma muscle Board, porém o valor vai manter o esp32 na liderança. O projeto tem q ser muito avançado para escolha do GIGA R1, mas adorei, reportagem maravilhosa. Vou citar ela no Arduíno Day 2023.
Concordo professor. Obrigado
Mais o valor é salgado hein, 70 dólares, acho que o esp32 vai continuar ganhando espaço
As placas Arduino são caras, por isso no Brasil só tem Arduino uno e nano clone. Em relação ao ESP32, são abordagens diferentes, o que definirá a escolha será a aplicação. Esse MCU da Giga R1 é poderoso.
bom dia Fabio tudo bem
eu estou com dificuldade de migra os meus código do antigo blynk
vc pode me ajudar
este novo arduino GIGA R1 ja esta a venda
Muito Obrigado
aguardo resposta
Silvio, nunca usei blinky. Vou ficar devendo