A Microsoft, MediaTek e Seeed Studio estão trabalhando juntos para trazer uma solução segura para IoT, utilizando a plataforma Azure Sphere da Microsoft. Fabio Souza publicou sobre essa novidade neste link do Embarcados.
O Azure Sphere foi pensado em cima de três principais pilares:
- Silício e dispositivo: Segurança e conectividade pensada já no design de hardware, além de mais autonomia e poder de processamento na placa do dispositivo IoT.
- Software: Sistema Operacional do dispositivo construído de forma segura.
- Containers de aplicação seguras.
- Serviços de cloud protegidos no dispositivo.
- Nuvem: Segurança em serviços de nuvem.
- Updates de software – FOTA.
- Detecção de falhas e de possíveis ameaças ao sistema.
- Certificados confiáveis que garantem a integridade dos softwares e dados.
Foi desenvolvida uma placa de desenvolvimento para que empresas pudessem criar suas soluções IoT de forma segura utilizando o Azure Sphere. O Kit de desenvolvimento MT3620 foi lançado há alguns meses e já está disponível para compra na Seeed Studio. Nele vem instalado um OS seguro (Azure Sphere Operating System), que opera em seu core ARM Cortex-A7, enquanto seus outros dois cores podem rodar aplicações bare metal ou com OS determinado pelo projetista.
Para o desenvolvimento das aplicações com o Azure Sphere Operating System, a Microsoft disponibiliza uma ferramenta baseada no compilador GCC que inclui uma extensão do Visual Studio. É possível com essa ferramenta, programar em C, debugar, executar a aplicação passo a passo, colocar breakpoints no código que roda no target device, através da UART por um serviço dedicado do Azure Sphere.
Características da Azure Sphere MT3620 Development Kit
A placa de 85 por 50 mm conta com um processador MediaTek com 3 cores, um core ARM Cortex-A7 com 500 MHz de processamento e 2 cores ARM Cortex-M4 com 200 MHz e Wi-Fi já integrado e antena onboard. Possui conectores laterais para expansão de IOs, 2 botões de usuário e 1 botão de reset e 4 leds de usuário e 4 leds de status. Veja o descritivo completo de hardware e diagrama abaixo:
- Central de Processamento – Multicore Heterogêneo MediaTek MT3620 (O MT3620 também possui um Core ARM Cortex-M4F que faz parte do subsistema seguro responsável pelo boot):
- 1 core ARM Cortex-A7 com Neon FPU @ 500 MHz , 4 MB RAM;
- 2 cores ARM Cortex-M4F @ 200 MHz , 64 KB RAM.
- Unidades de Interface Serial configuráveis.
- 4 “ISU” serial interface unit que podem ser usadas como:
- I2C capaz de operar até 1 MHz;
- SPI capaz de operar até 40 MHz;
- UART capaz de operar até 3 Mbps.
- Wi-Fi 2.4/5 GHz dual-band 802.11 b/g/n.
- 1 I2S que suporta slave e TDM slave mode.
- 4 Entradas com ADC de 12 bits.
- 1 RTC com holder de bateria moeda padrão CR2032 de 3 V.
- 1 porta Micro USB para alimentação e debug.
- Conector Jack DC para 5 V.
- Dimensões L:85mm*W:50mm*H:16mm.
- Certificação CE / FCC / MIC / RoHS.
No site da Seeed encontram-se 3 versões, com hardwares idênticos, apenas modificando o local para onde a placa vai ser vendida:
Microsoft Azure Sphere – Referências:
Para mais informações, seguem as referências de documentos e site para consulta














