MicroPython: Programando com a IDE Thonny

Este post faz parte da série Raspberry Pi Pico com MicroPython

Antes de começar a programar a placa Raspberry Pi Pico com o MicroPython, você precisará configurar o Ambiente Integrado de Desenvolvimento (IDE, na sigla em inglês). O Thonny é um IDE popular para Python e MicroPython e é o que recomendamos para uso.

Para baixar basta acessar a página thonny.org e clicar no link de download no topo da página para baixar o instalador do Thonny e Python para o seu sistema operacional.

Apresentação do Thonny Python IDE

Figura 1 – Thonny IDE

ABarra de Ferramentas – contém os ícones para funções de programa comumente utilizadas, como salvar, carregar e executar programas com o intuito de se ter um acesso rápido.

B – Área de Script – é o local em que seus programas em Python são escritos. 

C – Python Shell – O Python Shell permite que você digite instruções individuais que são executadas assim que você pressiona a tecla ENTER (o já mencionado REPL) , e também fornece informações sobre a execução dos programas.

DInterpretador – O canto inferior direito da janela do Thonny mostra e permite que você altere o interpretador Python atual, que basicamente diz respeito a versão do Python usada para executar seus programas.

Importante: Observe que ao entrar pela primeira vez o interpretador está como “Python 3 local • Python do Thonny”, para mudar para MicroPython basta conectar o Raspberry Pi Pico ao computador e realizar a alteração para “MicroPython (Raspberry Pi Pico)” (Figura 2).

Figura 2 – Mudando o interpretador

Conhecendo o REPL

Para começar a escrever o seu primeiro programa, clique na área do Python Shell na parte inferior da janela do Thonny, logo à direita dos símbolos ‘>>>’ no fundo, e digite a seguinte instrução:

print("Hello, embarcados!")

E pressione enter.

Quando você pressiona enter, você verá que o seu programa é executado instantaneamente: o Python responderá, na mesma área do Shell, com a mensagem “Hello, embarcados!”, Figura 3, exatamente como você solicitou. 

Isso ocorre porque o Shell é uma linha direta com o interpretador MicroPython em execução na sua placa. Quando você pressiona a tecla enter, sua instrução é enviada através do cabo micro USB para o interpretador MicroPython em execução no seu Raspberry Pi Pico; o interpretador analisa sua instrução, faz o que lhe foi ordenado e depois envia o resultado de volta através do cabo micro USB para o Thonny.

Figura 3 – “Hello, embarcados!” utilizando REPL.

Ainda com REPL é possível acender o led presente na placa, mas mais de uma linha de código é necessária.

Para isso, primeiro precisamos escrever a seguinte linha de código:

import machine

Essa pequena linha de código é responsável por carregar, ou importar, biblioteca (neste caso, a biblioteca ‘machine’). Essa biblioteca contém todas as instruções que o MicroPython precisa para se comunicar com o Raspberry Pi Pico e outros dispositivos compatíveis com o MicroPython, ampliando a linguagem para computação física. 

Sem esse comando, você não será capaz de controlar nenhum dos pinos GPIO da sua placa, o que significa que não poderá fazer o LED acender. A biblioteca machine é responsável por expor uma interface de programação de aplicativos (API), que permite que o seu programa se comunique com a placa por meio dessa interface. 

Depois é preciso identificar qual pino o led está relacionado, na Figura 4 temos a descrição de todos os pinos da placa e podemos ver que o pino do led é o 25.

Figura 4 – Raspberry Pi Pico pinout.

Assim, a próxima linha do seu programa fornece um exemplo da API da biblioteca machine:

pin_led = machine.Pin(25, machine.Pin.OUT)

A linha acima irá definir um objeto chamado pin_led, que é usado para se referir ao LED embutido da placa. É possível usar qualquer nome aqui, mas é melhor usar nomes que descrevam o propósito da variável, para tornar o programa mais fácil de ler e entender.

Após o sinal de atribuição temos a chamada da função Pin da biblioteca machine. Essa função tem o intuito de manipular os pinos GPIO da sua placa. Então o primeiro argumento, 25, é o número do pino que você está configurando; o segundo, machine.Pin.OUT, informa ao Pico que o pino deve ser usado como saída, e não como entrada.

Com essa linha configuramos o pino, mas ainda não teremos o led aceso. Para fazer isso, você precisa dizer a placa para ligar o pino, então digite o seguinte código na próxima linha:

pin_led.value(1)

Essa linha também está usando a API da biblioteca machine. A linha anterior criou o objeto pin_led como uma saída no pino GP25; esta linha pega o objeto e define seu valor como 1 para ‘ligado’. Além disso, o valor também pode ser definido como 0, para ‘desligado’, como pode ser visto na Figura 5.

Figura 5 – Acendendo e apagando led do Raspberry Pi Pico.

Veja que ao aumentar o número de linhas de comando torna-se pouco prático programar utilizando o REPL por isso há o script.

Programando no Script

A principal diferença do shell para o script é que ao escrever um comando como print(“Hello, embarcados!”)no script e pressione enter nada irá acontecer.

Na verdade, o que você obtém é uma nova linha em branco na área de script. Para fazer esta versão do seu programa funcionar, você terá que clicar no ícone “Executar” na barra de ferramentas do Thonny ou clicar no menu “Executar” seguido de “Executar script atual”.

Como mostrado na Figura 6, você verá duas mensagens aparecerem na área do Shell (na parte inferior da janela do Thonny):

>>> %Run -c $EDITOR_CONTENT
Hello, embarcados!

A primeira dessas linhas é uma instrução do Thonny para o interpretador MicroPython na sua placa para executar o conteúdo da área de script – o ‘EDITOR_CONTENT’. A segunda é a saída do programa – a mensagem que você disse ao MicroPython para imprimir. 

Figura 6 – “Hello, embarcados!” utilizando script.

Agora você sabe a diferença entre escrever um programa em MicroPython, em modo interativo e de script.

Referências

https://datasheets.raspberrypi.com/pico/raspberry-pi-pico-python-sdk.pdf

Raspberry Pi Pico com MicroPython

MicroPython: Revisão da Linguagem Python — Parte 1 MicroPython: Revisão da Linguagem Python – Parte 2
Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Software » MicroPython: Programando com a IDE Thonny

EM DESTAQUE

WEBINARS

VEJA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste: