A Arduino anunciou hoje a adoção do MicroPython como parte do seu ecossistema. Eles fizeram uma parceria com o Damien George, criador do MicroPython, para trazer o interpretador Python para microcontroladores para algumas de placas de desenvolvimento oficiais do Arduino.
Conforme comentado no anúncio oficial, em tradução livre:
“No Arduino, gostamos de experimentar novas tecnologias para descobrir se podemos usá-las para melhorar as ferramentas que criamos para nossos usuários. Recentemente, experimentamos a linguagem Python como uma possível extensão para nossas plataformas de programação, considerando como ela se tornou a linguagem número um para muitos tipos de usuários. Especificamente, estamos analisando o MicroPython, a versão do Python que roda em microcontroladores. Criamos uma parceria com a OpenMV, que portou sua máquina virtual orientada à visão computacional para alguns de nossos produtos e nos permitiu fazer coisas incríveis com a Nicla Vision (por exemplo).”
Eles também trouxeram uma IDE chamada de Arduino Lab for MicroPython. Essa IDE, desenvolvida por Murilo Polese e apoiada pela equipe Arduino, é um ambiente simples multiplataforma para MicroPython que suporta qualquer placa com uma interface serial REPL para que também funcione com placas não-Arduino.
Apesar de ser um suporte oficial, o suporte ao MicroPython não entrará ainda na IDE padrão Arduino. Mas quem já conhece MicroPython sabe que da para usar outras interfaces como a Thonny IDE, por exemplo. Eles destacam que ainda é uma ferramenta experimental para que os usuários testem e deem feedback para eles. Você pode encontrar o Arduino Lab para MicroPython em labs.arduino.cc.
Atualmente o suporte para Micropython é apenas para as placas Arduino Nano 33 BLE Sense, Nano RP2040 Connect e Portenta H7. Você pode baixar o fimware e acessar a documentação em: MicroPython with Arduino
E aí, o que achou dessa novidade? Após mais de 8 anos desde o lançamento do MicroPython, finalmente a Arduino está olhando com bons olhos para o projeto, principalmente para suportar suas placas mais avançadas. Espero que essa parceria ajude a financiar o projeto MicroPython e ajude a minimizar as barreiras de entrada para os iniciantes em Arduino.
Se você ainda não conhece o MicroPython deixo a seguir alguns artigos sobre ele e sobre o CircuitPython, Fork mantido pela Adafruit:




