Um bom conjunto de ferramentas de desenvolvimento de firmware é essencial para produtividade e um bom aproveitamento dos recursos do microcontrolador que se está trabalhando. Uma IDE que traga recursos para edição e depuração de código agiliza bastante o desenvolvimento de código para microcontroladores, quando se está trabalhando com projetos mais complexos. Pensando nisso a Microchip atualizou a consagrada MPLAB IDE para a poderosa IDE MPLAB X.
IDE MPLAB X
O objetivo do MPLAB X é ser o único ambiente de denvolvimento necessário para se trabalhar com a linha de microcontroladores da Microchip. Essa IDE trouxe muitas mudanças para as ferramentas de desenvolvimento para os microcontroladores PIC. Ao contrário da ferramenta anterior, MPLAB IDE, que foi desenvolvida totalmente pela Microchip, o MPLAB X é baseado em uma ferramenta de código aberto, o Netbeans, tornando as ferramentas da Microchip multiplataforma, e pode ser utilizada em Windows, Linux ou Mac OS.
A figura 1 exibe a janela inicial do MPLAB X. Para quem conhece o ambiente Netbeans, nota-se rapidamente a semelhança:
MPLAB X trouxe muitos recursos que auxiliam o desenvolvedor em seus projetos. Confira a seguir uma breve lista de recursos apresentados:
- Possui visualização gráfica para código mais complexos, podendo visualizar facilmente as chamadas de funções e dependências de códigos;
- Possibilidade de diversas configurações em um mesmo projeto como: compiladores (várias versões do mesmo compilador), ferramentas de gravação e depuração;
- Hiperlinks para fácil navegação no códigos;
- Templates de códigos para auxiliar na produtividade;
- Visualização de alteração no código desde a última modificação;
- Expansão de macros;
- Dois tipos de janela de disassembly;
- Auto complete de código;
- Controle de versão;
- Entre outros.
Compilador MPLAB XC
A Microchip trás também em seu conjuntos de ferramentas o compilador C, MPLAB XC. Este é um poderoso compilador para toda a linha de microcontroladores PIC. Possui versão para os microcontroladores de 8, 16 e 32 bits, conhecidas como XC8, XC16 e XC32. Este compilador possui diferentes tipos de licenças, inclusive uma grátis. Cada licença possui diferentes níveis de otimização, conforme exibido na figura 2 a seguir:

Conforme se pode observar na figura 2, a versão free não possui otimização de código, porém pode-se avaliar por 60 dias a versão pro. A versão Standard possui 50% de otimização e a versão PRO 100%.
No próximo artigo vamos criar uma aplicação do zero usando as ferramentas apresentadas. Será necessário fazer o download do MPLAB X e a versão MPLAB XC8, já que focaremos nos microcontroladores PIC de 8 bits da Microchip. Deve-se ficar atento ao sistema operacional que está utilizando para fazer o correto download.
Caso tenha dificuldade com a instalação do MPLAB X, você pode acompanhar o passo a passo de instalação, para cada sistema operacional, na página Developer Helps. Para a instalação do MPLAB XC 8, é apresentado um passo a passo.
Referências
Crédito das Imagens: Microchip.





Como inserir num projeto o arquivo 18f87k22_g.lkr
Estou migrando no MikroCforPic para o MPALB X C8 porém encontro grande dificuldade em me ambientar com essa nova plataforma, pois os códigos em C são diferentes, exemplo, setar bit, port, fuse, blocos asm e etc… porém não existe um tutorial ou pdf explicando, caso alguém puder me ajudar !
Olá, Laelson. Estou preparando uma sequência de post para abordar esses assuntos, em português. Vou utilizar como base a placa curiosity. Para adiantar, da uma conferida nesses videos: https://www.youtube.com/playlist?list=PL3lfkED2i6JcJH-OETxsI43e8M-7eLeL-
Eu usava o compilador C18 no MPLAB IDE e achava ele bastante completo apesar de sua complexidade. Qual a diferença dele em relação ao MPLAB XC. As particularidades do código são as mesmas ?
Olá Abner, tem algumas diferenças, tanto que para facilitar a migração a Microchip criou um documento para isso: https://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/50002184B.pdf
Abraços
Por favor, alguem sabe como consigo comprar versao stantard ou pro? Se possivel para Linux, senao fazer o que???( 🙁 ).
Olá Johnny,
Você pode adquirir diretamente no site da microchip: https://www.microchipdirect.com/searchparts.aspx?q=XC8&resperpage=10
Ou então entrar em contato com a representante da Microchip no Brasil, a artimar: https://www.artimar.com.br/
eles poderão indicar um dos fornecedores oficiais:
https://www.artimar.com.br/onde-comprar-microchip.asp
Abraços
Uma das coisas mais legais que encontrei no MPLSB X foi a nova forma de configurar os “configurations bits”. É totalmente interativo e no final você gera um arquivo de texto que pode ser incluide no projeto no projeto ou copiado diretamento em seu arquivo fobte principal.
Por outro lado, sinto falta do botão de simulação animada, que avança lentamente pelo código.
Diferentemente do MPLAB anterior o X é totalmente orientado ao projeto. Isso quer dizer que todas as configuraçõea feitas com relação a gravador, compilador, device, etc. são salvas na estrutura do projeto.
Olá Leandro, o MPLAB X tem muitas ferramentas interessantes. Ele possui simulador onde você pode acessar as memórias e inserir break points no código, bem parecido com o antigo MPLAB. Abraço
Muito bem Fabio. Espero pelas próximas atualizações para eu poder criar um projeto do “zero”. Um abraço.
Obrigado Vagner. Semana que vem publicaremos um artigo para iniciar um projeto do “zero”. Espero poder ajudá-lo a iniciar suas aplicações utilizando essas ótimas ferramentas. abraço
Quando estava aprendendo no Técnico usava a IDE antiga. Quando lançaram essa nova IDE tive dificuldade para encontrar bibliotecas, como por exemplo i2c. Existe biblioteca feita para esse compilador ou o usuário que tem que desenvolver?
Olá Rafael você pode encontrar muito material nop site da Microchip, segue alguns links:
https://www.microchip.com/SoftwareLib.aspx
https://www.microchip.com/CodeExamplesByFunc.aspx
https://embeddedcodesource.com/
https://www.microchip.com/pagehandler/en-us/devtools/mla/home.html
e Junto com o XC8 tem um doc com as lib para pic18, confira na pasta doc do compilador.
Abraços
Este link é para o documento de migração do C18 para o XC8, mas há um mais completo que explora-o mais a fundo. Aqui está o link do pdf: https://ww1.microchip.com/downloads/en/DeviceDoc/50002053F.pdf
Valeu Saulo!