O mbed é uma ferramenta da ARM para desenvolvimento de aplicações embarcadas e em IoT com microcontroladores e processadores ARM. Ela é uma plataforma que permite abstrair o hardware ao desenvolver sua aplicação, na medida que as empresas parceiras, fabricantes dos processadores, criam e mantém os drivers dos periféricos de seus chips com core ARMs. Além da plataforma, a ARM ainda disponibiliza um sistema operacional de tempo real, o mbed OS, e acabou de anunciar o ARM mbed Linux OS.
Veja os artigos que já foram publicados no Embarcados sobre mbed:
- Primeiros passos com a placa NXP LPCXpresso4337 com mbed
- Conectando a placa na Ethernet com mbed
- Usando o Display Gráfico com mbed
- Usando o Sensor de Temperatura com mbed
- Usando Leds e Joystick com mbed
- Usando as Entradas Analógicas e comunicação serial com mbed
- Série mbed OS – Felipe Neves
Muitos desenvolvedores preferem não desenvolver os projetos utilizando o browser ao utilizar o mbed. Para isso, pode-se instalar o ARM mbed em seu computador. Vamos descrever neste tutorial como instalar a ferramenta no Windows 10 e, assim, começar a desenvolver sem acesso à nuvem da ARM.
Para o primeiro teste utilizamos a placa NUCLEO 429ZI da ST.
Procedimento de instalação do mbed
Instale o pacote para Windows, deste link. O pacote utilizado foi o mbed-cli versão 0.4.7.
No computador onde realizamos essa ação já estava instalado o Python3. Então foram instalados os pacotes do python 2.7 e PIP, e foram setadas as variáveis de ambiente, conforme este tutorial. Baixe e Instale o Python 2.7.14 daqui.
No Windows 10 procure por “environment variables” e então poderá editar – Edit the system environment variables. Isso irá abrir a opção “System Properties / Advanced tab”.
- Na aba “System Properties / Advanced”, clique em “Environment Variables” para abrir “User Variables” e “System Variables”.
- Crie uma nova System Variable – “Variable name”: PYTHON_HOME e “Variable value”: c:\Python27 (para minha instalação utilizei esse caminho).
- Encontre a variável de sistema chamada Path e clique Edit.
- Adicione o seguinte texto ao fim da opção Variable value: ;%PYTHON_HOME%\;%PYTHON_HOME%\Scripts\
- Verifique se deu certo – abra um terminal e digite “python” de qualquer pasta. Veja se o resultado é este:
Python 2.7.14 (v2.7.14:84471935ed, Sep 16 2017, 20:19:30) [MSC v.1500 32 bit (Intel)] on win32 Type "help", "copyright", "credits" or "license" for more information.
Baixe o pip daqui. Navegue até a pasta onde foi baixado o pip e instale utilizando o comando “python get-pip.py”. Ele foi instalado em “C:\Python27\Scripts”.
A pasta mbed-cli foi instalado em c:. Navegue com o command prompt na pasta mbed-cli e rode os seguintes comandos para importar e compilar o primeiro programa para a placa Nucleo F429ZI:
mbed import https://github.com/ARMmbed/mbed-os-example-blinky cd mbed-os-example-blinky mbed compile -t GCC_ARM -m NUCLEO_F429ZI
Compilou normalmente!
Conecte a placa NUCLEO-429ZI ao PC com o cabo USB. Veja que uma nova unidade de disco é montada. No meu caso foi montada a unidade D:.
Na pasta C:\mbed-cli\mbed-os-example-blinky\BUILD\NUCLEO_F429ZI\GCC_ARM copie o arquivo mbed-os-example-blinky.bin para a pasta D:. O Led1 deve piscar.
Va até a pasta C:\mbed-cli\mbed-os-example-blinky e edite o arquivo main.c.
#include "mbed.h"
DigitalOut led1(LED1);
DigitalOut led2(LED2);
DigitalOut led3(LED3);
// main() runs in its own thread in the OS
int main() {
while (true) {
led1 = !led1;
led2 = !led2;
led3 = !led3;
wait(0.5);
}
}
Compile novamente:
mbed compile -t GCC_ARM -m NUCLEO_F429ZI
Na pasta C:\mbed-cli\mbed-os-example-blinky\BUILD\NUCLEO_F429ZI\GCC_ARM copie o arquivo mbed-os-example-blinky.bin para a pasta D:. Todos os leds devem piscar desta vez.
É possível atualizar a placa utilizando o terminal diretamente. Podemos compilar e já gravar o que foi compilado.
mbed compile -t GCC_ARM -m NUCLEO_F429ZI -t
Veja que, apesar da mensagem dizendo que não foi possível resetar a placa gravada pelo mbed, o procedimento deu certo!
E você? Avalia utilizar o mbed localmente?












