O que era rumor, tornou-se fato. A Intel compra Altera num negócio de $16,7 bilhões, o que equivale a $54 para cada ação. O negócio deve chegar no seu desfecho dentro de seis a nove meses.
Esta foi a segunda maior aquisição da área de semicondutores, apenas perdendo para a compra da Broadcom pela Avago Technologies.
Intel compra Altera…mas o que podemos imaginar o que acontecerá com essa compra? Bem, temos um gigante da área de microprocessadores para servidores e comunicações, mas que briga em consumo de energia com ARM, por exemplo. Do outro lado temos um fabricante de FPGA’s (Field-Programmable Gate Arrays), solução adotada em produtos que precisam realizar processamento massivo em paralelo e de algoritmos complexos. Será que veremos microprocessadores e FPGAs num único die?
É interessante mencionar que a Altera já utilizada a fábrica da Intel para produção de FPGA com tecnologia de 14nm.
Referências
Crédito da imagem destacada: https://www.thestreet.com/story/13168491/1/intel-may-acquire-altera-now–is-qualcomm-next.html





Henrique, interessante que uns 4 anos atrás +- a Intel com a Altera lançaram um FPGA+x86 no mesmo encapsulamento. Era um Atom E600C + Arria II (https://www.embeddedintel.com/commentary.php?article=2143) , a comunicação entre o FPGA e o processador era realizado através da PCIe, parecia uma solução interessante, mas era pouco documentada e o Layout parecia bem complexo.
Bacana essa solução Caio. Encontrei esta outra, https://rtcmagazine.com/articles/view/102372, Altera + ARM, mas não sei seu resultado. Acho que temos muito espaço para isso, visto a demanda por multi-core e arquitetura big.LITTLE
Existem várias FPGAs com cores ARM no mercado hoje, com as linhas Statix-7, Virtex-7 da Xilinx. A Altera certamente tem FPGA com cores físicos também.
FPGA + processadores estão no mercado há um bom tempo. As Virtex-4 de 2004 já continha cores PowerPC!
Muito obrigado pelos toques Paulo. Vamos ver a próxima jogada da Intel + Altera!
Cheguei a fazer um treinamento da DHW sobre Cyclone 5 SoC (https://www.altera.com/products/soc/overview.html) Como o Paulo Bernard falou a Xilinx tem a família Zynq também.
Em particular essa combinação de Atom + FPGA que eu comentei, parece que não foi para frente, diferente diferentemente do que eu tenho notado das famílias de FPGA+ARM que inclusive conheço empresas no Brasil que utilizam.