A Freescale lançou há algum tempo atrás a placa Freedom K64F, que vem equipada com o microcontrolador Freescale MK64FN1M0VLL12 (LQFP) com core ARM© Cortex®-M4, que pode operar a até 120 MHz. Possui também unidade de ponto flutuante e DSP. Essa placa é, então, a plataforma mais interessante se queremos experimentar esse microcontrolador poderoso.
O microcontrolador MK64FN dessa placa possui as seguintes características:
- Memória Flash de 1MB;
- Memória RAM de 256KB;
- 3 SPIs, 3 I2Cs, I2S, 5 UARTs, USB OTG / Host / Device, CAN;
- PWM;
- ADC (2x 16bit SAR) e DAC (2x12bit);
- GPIO e Comparador;
- Clock interno de 3 a 32 MHz, além de um cristal interno para operação a 32 kHz;
- Controlador Ethernet integrado, tipo RMII ou MII, pronto para conectar a um PHY externo;
- Módulo de segurança integrado, em hardware, incluindo CRC, gerador de número randômico real, suporte aos seguintes algoritmos de encriptação de hardware: DES, 3DES, AES, MD5, SHA-1 e SHA-256. Além dessas características, ainda possui ID único de 128-bits, um por chip.
A placa Freedom K64F possui:
- Micro USB;
- Um RGB LED;
- Conexão Ethernet;
- Acelerômetro e magnetômetro em um mesmo chip, CI FXOS8700CQ;
- Dois botões para uso do usuário;
- Pinagem compatível com Arduino R3. Além disso, vários pinos de IO estão disponíveis na lateral da placa, o que facilita a prototipagem;
- Pinagem pronta para encaixar módulos de rádio nRF24L01 da Nordic 2.4GHz e Bluetooth JY-MCU V1.05;
- Programação e debug direto da porta USB.
Obs: USB que pode operar até sem cristal.
O tamanho dessa placa é 81mm x 53mm, mesmo tamanho das outras placas Freedom. Ela pode ser alimentada pela USB, 5V ou 4,5-9V, por uma fonte externa.
Veja mais detalhes da placa na imagem abaixo.
Esse microcontrolador pode operar em Run power consumption a até 250 μA/MHz, segundo o seu datasheet. Também possui consumo de energia bem baixo para retenção de dados na memória RAM que pode chegar a até 5,8 μA, com 5 μs para wakeup. No modo que não garante nenhuma retenção de dados na memória RAM, o consumo pode chegar a menos 400 nA.
Para o esquemático completo da placa, clique neste link.
Obs: Revisões da placa anteriores a D1 tem os pinos D14 e D15 do periférico I2C invertidos. Os pinos de JTAG PTA0, PTA2 estão mapeados em D8, D5. Não use esses pinos para permitir o debug.
Mbed
Essa placa é suportada pelo mbed. Veja a página dedicada a essa placa no link. Os diagramas da mbed são ótimos. Veja abaixo e perceba como esses diagramas dão uma outra percepção sobre a placa.
Instalando e configurando o ambiente no Linux
Caso queira trabalhar com Linux, veja o excelente artigo de Sergio Prado, onde ele ensina passo-a-passo como configurar o ambiente para a KL46Z. O processo para essa placa é similar.
Comprar
Onde comprar? Hoje essa placa está a venda para o consumidor comum na Farnell. Clique no link para mais detalhes, incluindo preço.
Referências
Esquemático: https://cache.freescale.com/files/microcontrollers/hardware_tools/schematics/FRDM-K64F_SCH.pdf
https://developer.mbed.org/platforms/frdm-k64f/ https://sergioprado.org/





