Curso de Pós-Graduação Lato Sensu-Especialização da Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta
Inscrições Abertas – Turmas de 2017
Duração de 18 meses – Investimento de 18 parcelas de R$ 644,00
Turmas aos Sábados das 9h às 16h – Início previsto para 22 de julho de 2017. Inscreva-se enviando seu currículo para faculdade109@sp.senai.br ou
INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO
Área do Conhecimento
O curso de Especialização “Lato Sensu” está inserido na área de conhecimento do Eixo Tecnológico Controle e Processos Industriais.
Nesse sentido, torna-se fundamental, para o contínuo desenvolvimento da área, que profissionais atuantes tenham competências adequadas aos novos cenários e desafios. Cenários estes, balizados por acelerada evolução tecnológica e pelo ajuste das empresas aos mais elevados padrões de desempenho.
Por outro lado, as buscas por ganhos de qualidade, produtividade e competitividade vêm sendo alicerçadas pela inovação tecnológica no âmbito do produto e do processo. Entender e atuar frente às novas demandas de mercado tem sido o grande desafio para os profissionais da área de Eletrônica Industrial, e o SENAI-SP encara como oportunidade o oferecimento de cursos avançados de aprimoramento profissional.
Dessa forma, o curso de especialização em Sistemas Embarcados vem complementar a formação profissional oferecida pelos cursos de graduação nas áreas de eletrônica, eletricidade, eletrotécnica, mecatrônica, automação e de outras áreas afins, estando diretamente relacionado ao setor produtivo da indústria. O curso proporcionara a seus alunos a oportunidade de analisar, integrar, interpretar e desenvolver soluções fundamentadas em técnicas e recursos de programação para dispositivos eletrônicos implementados com microprocessadores, microcontroladores, circuitos lógicos programáveis que integram equipamentos e produtos nas mais diversas áreas.
O domínio dessas técnicas e sua implementação é hoje, além de necessidade, uma condição de competitividade das empresas. Os níveis de qualidade, produção e produtividade impostos pela economia atual só são obtidos de forma viável e competitiva, se recursos tecnológicos na fronteira do conhecimento forem empregados de forma adequada, gerando resultados que preservam os recursos de forma inteligente, racional e sustentável.
A Região Metropolitana de São Paulo onde está inserida a Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta, possui um parque industrial imenso e diversificado. Estas indústrias representam o maior campo de trabalho de nosso país, para especialistas na área da eletrônica de sistemas embarcados, com destaque para atuação com automação, internet das coisas -IoT, Machine to Machine – M2M e diversas outras áreas, trazendo benefícios sociais, políticos, econômicos, tecnológicos, culturais e organizacionais.
Além disso, na região existe grande número de instituições de ensino, púbicas e privadas, que absorvem especialistas para atuar na formação profissional de adultos, jovens e adolescentes, em cursos de graduação, técnicos e profissionalizantes.
Objetivos Educacionais
Objetivo Geral
O curso tem como objetivo geral formar especialistas com condições de atuar nos diversos setores que demandem profissionais com pleno domínio de sistemas embarcados e também atender na área acadêmica, com visão atualizada das tecnologias disponíveis e emergentes.
Objetivos Específicos
- Atender a demanda por mão de obra com alta qualificação profissional exigida pela evolução tecnológica.
- Atender as necessidades de reciclagem e especialização de profissionais de nível superior na área da eletrônica, envolvendo a interação entre as tecnologias de hardware e software e suas inovações tecnológicas.
- Envolver profissionais na melhoria contínua dos processos e produtos.
Público Alvo
O curso de pós-graduação “Lato Sensu” é aberto a candidatos diplomados em cursos de graduação ou demais cursos superiores em áreas relacionadas à elétrica, eletrônica, computação, mecatrônica, automação, tecnologia da comunicação e informação e afins.
Concepção do Programa
No mercado, é notória a tendência de aumento na demanda por profissionais da área de sistemas embarcados. Como fatores para esse aumento temos o surpreendente crescimento da internet pós anos 90, a diversificação de plataformas de desenvolvimento de devices microcontrolados e microprocessados, a popularização das linguagens de programação para embarcados e o enorme crescimento no desenvolvimento de novos hardwares.
Além das inúmeras oportunidades existentes para este profissional, um novo cenário traz a ampliação sem precedentes nessas oportunidades, é a Internet das Coisas – IoT. Este novo e inovador movimento tecnológico está impulsionando o mercado, incentivando soluções inovadores mais eficientes e seguras, todas elas baseadas em sistemas embarcados.
De acordo com pesquisa realizada pelo site Embarcados.com em 2015, 61% dos profissionais que atuam com sistemas embarcados residem na Região Sudeste, sendo 47% em São Paulo.
A necessidade de formar um especialista que tenha aprimorado o domínio dessas tecnologias motivou a criação do curso.
A vinculação entre teoria e prática, aspecto fundamental na metodologia adotada no curso, é praticada por meio de aulas expositivas, bem como pelo desenvolvimento de atividades em laboratórios com equipamentos industriais e didáticos adquiridos com recursos próprios da Instituição ou por meio de parcerias com empresas.
A Faculdade de Tecnologia SENAI Anchieta com seus recursos tecnológicos, máquinas, equipamentos, corpo docente motivado e qualificado, se apresenta como ambiente adequado ao desenvolvimento do potencial de seus alunos.
Conteúdo Programático
Ementas
Módulo 1: Eletrônica Embarcada
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Proporcionar uma visão sobre os circuitos eletrônicos integrantes de sistemas embarcados, suas características e aplicações. Fornecer as bases dos sistemas digitais binários e suas operações.
Ementa
Conceitos básicos de Sistemas Eletrônicos Embarcados. Circuitos Eletrônicos Digitais. Circuitos Lógicos e Álgebra Booleana. Sistemas Digitais. Circuitos Eletrônicos Analógicos. Circuitos Eletrônicos de Interface. Chaves Eletrônicas.
Módulo 2: Linguagem de Programação
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Aplicar os principais algoritmos e estrutura de dados melhorando a eficiência dos sistemas embarcados. Elaborar programas utilizando metodologias estruturadas.
Ementa
Tipos e Características das Linguagens de Programação utilizadas em Sistemas Embarcados. Linguagem Assembly. Linguagem C: Tipos de dados e suas aplicações. Estruturas de Controle. Algoritmos de busca. Algoritmos de ordenação. Pilhas, filas e listas. Sistemas de Arquivos. Montadores. Compiladores. Introdução à Criptografia. Plataforma de Desenvolvimento para IoT.
Módulo 3: Processadores Embarcados
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Analisar plataformas embarcadas customizadas. Desenvolver circuitos auxiliares utilizando os conceitos de circuitos combinatórios e sequenciais que servem de suporte à CPU de sistemas embarcados dedicados.
Ementa
Arquiteturas de Processadores Embarcados. Organização de Processadores Embarcados. Novas Arquiteturas. Arquiteturas auxiliares.
Módulo 4: Sensores e Atuadores – Novas Tecnologias
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Analisar as novas tecnologias de sensores e atuadores utilizados em sistemas embarcados industriais, manufatura avançada e IoT.
Ementa
Sensores: Características físicas, Princípios de funcionamento, Novas tecnologias de sensoriamento, Aplicações. Atuadores: Características físicas, Princípios de funcionamento, Novas tecnologias de sensoriamento, Aplicações.
Módulo 5: Eletrônica Embarcada com FPGA
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Desenvolver projetos de sistemas digitais utilizando Linguagem de Descrição de Hardware aplicado em tecnologia FPGA.
Ementa
Caracterização e classificação. Modelagem e fluxo de projeto. Noções sobre VHDL. Estruturas de controle. Síntese de circuitos. Aplicações.
Módulo 6: Sistemas Operacionais Embarcados
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Analisar os Sistemas Operacionais. Aplicar Sistemas Operacionais em Sistemas Embarcados.
Ementa
Conceito de Sistema Operacional Embarcado. Conceitos de Host e Target. Sistemas Operacionais Open-Source. Multitarefa e Multiusuário. Interação com Sistemas Embarcados. Aplicações.
Módulo 7: Microcontroladores de 32 bits
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Desenvolver capacidades de manuseio de circuitos e programação de microcontroladores, aplicadas à implementação de produtos e sistemas eletrônicos embarcados.
Ementa
Arquiteturas. Modelos de Programação. Recursos e Interfaces. Aplicações.
Módulo 8: Sistema Operacional de Tempo Real
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Analisar os Sistemas Operacionais de Tempo Real. Utilizar RTOs em Sistemas Eletrônicos de aplicações diversas.
Ementa
Conceito e Arquiteturas. Escalonamento. Sistemas críticos e não-criticos. Serviços: Comunicação entre tarefas, Sincronização e partilha de recursos, Mascaramento temporário, Semáforos binários, Mensagens, Gerenciamento de memória. Aplicações FreeRTOS.
Módulo 9: Internet das Coisas
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Analisar as principais tecnologias e arquiteturas de sistemas baseados em IoT. Avaliar aplicações em potencial e perspectivas de evolução. Discutir seus conceitos básicos. Caracterizar a Internet das Coisas (IoT). Compreender seu histórico de evolução.
Ementa
Evolução e Conceitos. Situação atual. Sistemas e Tecnologias. Internet of Services.Big Data.Smart Cities. Redes de Sensores Inteligentes. Aplicações. Indústria 4.0. Ferramentas de Desenvolvimento e Soluções. Aplicações.
Módulo 10: Protocolos de Comunicação
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Avaliar protocolos de comunicação. Comparar protocolos de comunicação aplicáveis em sistemas embarcados, Internet das Coisas e Manufatura Avançada.
Ementa
Fundamentos sobre redes de computadores e protocolos de comunicação. Barramentos de comunicação serial e paralela. Arquitetura TCP/IP. Comunicação sem Fio. Redes de sensores sem fio. Redes Low Power Wide Area Network (LPWAN). Novas Tecnologias: Aplicações.
Módulo 11: Projetos de Sistemas Embarcados
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Desenvolver um sistema embarcado teórico com aplicação em manufatura avançada, produção inteligente ou Internet das Coisas.
Ementa
Levantamento de necessidades. Especificação do hardware e software. Otimização. Proposta de projeto. Simulação. Validação.
Módulo 12: Gestão de Projetos de Sistemas Embarcados
Carga Horária: 30 horas
Objetivo
Avaliar metodologias e ferramentas de gestão de projetos de hardware e software no desenvolvimento de sistemas embarcados.
Ementa
Requisitos de desenvolvimento para sistemas embarcados.Gestão de Projetos de Hardware. Gestão de Projetos de software. Qualidade de Software. Requisitos de qualidade. Testes. Validações. Estudo de caso.






Bacana!
A estrutura do SENAI Anchieta é ótima!