FAVORITAR
FecharPlease login

ESP32-S2 Franzininho Wi-Fi com CircuitPython – dicas e truques

Hoje vamos falar sobre ESP32-S2 Franzininho Wi-Fi com CircuitPython – dicas e truques. Estudaremos sobre a placa Franzininho (baseada no chip Wi-Fi ESP32-S2) rodando a linguagem CircuitPython.

Primeiramente preciso comentar que a Franzininho Wi-Fi pode ser programada via ESP-IDF, microPython, IDE do Arduino e CircuitPython. Mais detalhes aqui. O objetivo deste artigo não é ser um guia inicial, pois isto já foi apresentado aqui

Tenho como objetivo neste artigo mostrar algumas dicas, alguns truques e algumas coisas legais que dá pra fazer com essa placa. Não necessariamente todas utilizam o CircuitPython, mas por hoje vamos focar nesta linguagem.

Só pra dar uma pincelada, caso você não tenha o firmware do CircuitPython rodando na Franzininho Wi-Fi, acesse este link para efetuar a gravação.

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

Sensor de temperatura interno

Já comentei sobre o sensor de temperatura interno do ESP32-S2 neste artigo: Franzininho Wi-Fi ESP32-S2 com CircuitPython. Basicamente a placa tem um “diodo” interno referenciado ao 3,3V cujo objetivo é medir a temperatura de dentro do chip. Devido a estar dentro do chip, a temperatura medida não é exatamente a ambiente. Ela sofre influência do aquecimento normal do chip em funcionamento.

O código que bolei (baseado neste link) é visto abaixo, onde além de medir temperatura (e mostrar na porta serial) eu também pisco um LED. Note que este exemplo (e todos os exemplos deste artigo) rodam na IDE Thonny.

Figura 1 – LED onboard pino 33 piscando

E a saída do monitor serial da Thonny IDE fica conforme abaixo. A cada ligação e desligamento do LED um texto é recebido, On!, Off!. Vem também a temperatura em Celsius.

Figura 2 – monitor serial da Thonny IDE

Tamanho do disco, espaço livre e memória RAM livre

A maioria dos “hacks” deste artigo foram inspirados no conteúdo deste Github. Alguns que eu acho muito legais são informações sobre tamanho de disco, espaço de memória livre e memória RAM livre. 

Digitando o código abaixo na Thonny IDE você obtém no monitor serial as informações de tamanho de disco e espaço livre.

Figura 3 – Tamanho de disco, espaço livre e memória RAM

Concluímos que temos quase 1Mb para armazenar código. Repare que utilizamos a biblioteca “os”, que é bem conhecida de quem trabalha com python e oferece informações sobre o sistema operacional em questão. Quanto a memória RAM, temos 46432 bytes livres dos 320kB disponibilizados.

Arquivo “seguro” para senhas e informações sensíveis

O ESP32-S2 Franzininho é capaz de se conectar a uma rede Wi-Fi, este é o grande objetivo de ser deste chip. De acordo com este guia oficial você pode criar um arquivo “seguro” onde coloca, por exemplo, suas credenciais Wi-Fi. 

Este arquivo tem nome de “/settings.toml”. Assim suas informações sensíveis não ficam mais no arquivo principal, expostas. A sintaxe de código do arquivo em questão pode ser conforme segue.

As instâncias CIRCUITPY_WEB_API_PASSWORD, CIRCUITPY_WEB_API_PORT e CIRCUITPY_WEB_INSTANCE_NAME são utilizadas para controle de acesso ao chip via WEB browser.

Conectando a ESP32-S2 ao Wi-Fi

Antes de finalizar o artigo quero trazer um exemplo que não poderia faltar, conexão da ESP32-S2 à uma rede Wi-Fi. O exemplo mínimo é visto abaixo e foi inspirado neste link.

Lembre-se apenas de preencher seus dados em “suaRedeWiFi” e “suaSenha”.

Figura 4 – ESP32-S2 conectada ao Wi-Fi

Vejam que a minha rede conectou com o IP 192.168.1.7. A ideia neste artigo não é criar uma aplicação com Wi-Fi, apenas mostrar que a conexão acontece. 

Pra finalizar

A Franzininho Wi-Fi é baseada no chip ESP32-S2, que conta com um processador poderoso que pode ser programado em várias linguagens. A utilização do ecossistema CircuitPython vem trazer facilidade e rapidez na utilização do mesmo.

Todos os exemplos citados no artigo podem ser utilizados ao mesmo tempo, sem restrição. Basta apenas organizar seu código e verificar a real necessidade de cada técnica aqui demonstrada. 

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Software » ESP32-S2 Franzininho Wi-Fi com CircuitPython – dicas e truques

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:
Nenhum resultado encontrado.


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link