FAVORITAR
FecharPlease login

ESP RainMaker: A Plataforma Completa de IoT da Espressif para ESP32

Apesar da variedade de soluções de plataformas de nuvem disponíveis no mercado, o desenvolvimento de uma solução comercial continua sendo um desafio em vários aspectos, como segurança e flexibilidade para criar soluções diferenciadas. Por outro lado, construir uma plataforma de nuvem do zero é um processo demorado e custoso.

Para enfrentar esse desafio, a Espressif oferece a plataforma ESP RainMaker, uma solução completa, de ponta a ponta, para a construção de produtos IoT. Sua proposta é facilitar o desenvolvimento rápido e seguro de soluções escaláveis.

ESP RainMaker: Uma Visão Geral

O ESP RainMaker é uma plataforma completa de AIoT (Artificial Intelligence of Things) construída com vários produtos maduros da AWS (Amazon Web Services). Ele oferece uma ampla gama de serviços essenciais para a produção em massa, incluindo acesso à nuvem de dispositivos, atualização de dispositivos, gerenciamento de backend, autenticação de terceiros, integração de voz e gerenciamento de usuários. Utilizando o Repositório de Aplicações Serverless (SAR) fornecido pela AWS, os fabricantes podem implantar rapidamente o ESP RainMaker em suas contas da AWS, garantindo eficiência e facilidade de operação. Gerenciado e mantido pela Espressif, o SAR usado pelo ESP RainMaker ajuda os desenvolvedores a reduzir os custos de manutenção na nuvem e acelerar o desenvolvimento de produtos AIoT, proporcionando soluções seguras, estáveis e personalizáveis.

Implementação do ESP RainMaker

O ESP RainMaker é composto por diversos componentes, incluindo:

No dia 25 de Junho de 2024, ocorrerá o “Seminário de Sistemas Embarcados e IoT 2024“, no Holiday Inn Anhembi — Parque Anhembi, São Paulo–SP.

Garanta seu ingresso

  • Claiming Service: Permite que os dispositivos RainMaker obtenham certificados dinamicamente.
  • RainMaker Cloud: Também conhecido como backend de nuvem, fornece serviços como filtragem de mensagens, gerenciamento de usuários, armazenamento de dados e integrações de terceiros.
  • RainMaker Agent: Permite que os dispositivos RainMaker se conectem à Nuvem RainMaker.
  • RainMaker Client: Aplicativo RainMaker ou scripts CLI para provisionamento, criação de usuários, associação e controle de dispositivos, entre outros.

Com essa arquitetura, os desenvolvedores dispõem de facilidade de manutenção, segurança aprimorada da aplicação, escalabilidade, ótimo custo-benefício, versatilidade e implantação privada.

Comparada à construção de uma nuvem privada do zero ou ao uso de uma plataforma de nuvem de terceiros, o ESP RainMaker se destaca porque suporta uma implementação rápida de nuvem privada com operação e manutenção independentes, a um custo muito baixo.

Ecossistema de Desenvolvimento

O ESP RainMaker suporta os SoCs (System on Chips) ESP32, permitindo o desenvolvimento rápido de soluções IoT. O ecossistema de desenvolvimento inclui:

  • RainMaker SDK: Baseado no ESP-IDF, fornece o código-fonte do agente do lado do dispositivo e APIs C relacionadas para o desenvolvimento de firmware.
  • RainMaker App: Permite o provisionamento de dispositivos, controle e monitoramento de status.
  • REST APIs: Auxiliam os usuários na construção de suas próprias aplicações.
  • Python APIs: Um CLI baseado em Python é fornecido para implementar funções semelhantes aos recursos de smartphone.
  • Admin CLI: Fornecido para a implantação privada do ESP RainMaker.

Assistente de Voz, Integração com Terceiros e Matter

O ESP RainMaker suporta o ESP-Skainet, assistente de voz offline da Espressif, além de integração com assistentes de voz de terceiros como Alexa, Google Voice Assistant e Apple HomeKit. Também é compatível com o padrão Matter para dispositivos IoT, oferecendo gerenciamento baseado em nuvem e interoperabilidade com o ecossistema Matter.

Como Desenvolver sua Solução Comercial?

Após validar sua aplicação usando a versão gratuita do RainMaker, é possível implantar sua própria nuvem em sua conta da AWS. A licença para implantação deve ser solicitada diretamente à Espressif. Além disso, é possível criar aplicativos personalizados para smartphones com base em projetos open source já disponíveis. O firmware testado com o RainMaker público pode ser integrado à implantação privada.

Webinar

Participe do Webinar “ESP RainMaker – Nuvem para Controlar o seu ESP32 Remotamente”. Neste webinar, exploraremos todos os recursos do ESP RainMaker e mostraremos como você pode incorporá-lo facilmente à sua aplicação IoT.

Inscreva-se em:

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Software » ESP RainMaker: A Plataforma Completa de IoT da Espressif para ESP32

EM DESTAQUE

WEBINARS

LEIA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste:


Seminário de
Sistemas Embarcados e IoT 2024
 
Data: 25/06 | Local: Hotel Holiday Inn Anhembi, São Paulo-SP
 
GARANTA SEU INGRESSO

 
close-link