FAVORITAR
FecharPlease login

Embarcados Experience 2022 – 15 anos do Embarcados

Em 2022 o Embarcados completa 15 anos e vamos realizar um evento presencial para fechar o ano com chave de ouro. Durante esse evento traremos muito conteúdo em Sistemas Embarcados e IoT para os desenvolvedores e quem trabalha diretamente com produto.

O Embarcados Experience 2022 será no dia 19 de Novembro e será presencial, no hotel Ninety, no Jardim Paulista em São Paulo. Será uma edição comemorativa de 15 anos do Embarcados.

O Evento consistirá de palestras e demonstrações ao vivo, em um espaço que promove networking, troca de experiências e sorteios de brindes, durante todo o dia.

A temática do evento será Desenvolvimento de aplicações em IoT e Desenvolvimento de Sistemas Embarcados e será composto de conteúdos técnicos. Teremos 5 palestrantes, profissionais reconhecidos e com muita experiência para compartilhar em suas apresentações.

Os ingressos são limitados. Então corra e adquira o seu.

BÔNUS: Além das palestras ao vivo, os participantes do evento terão acesso a conteúdos gravados, exclusivos para o evento, para complementar os assuntos do evento. Você receberá conteúdos de alto nível e atuais!


Patrocinadores

Agenda

8:30Credenciamento
9:00AberturaEmbarcados e parceiros
9:15Linux embarcado: passado, presente e futuroSergio Prado
10:00Desenvolvendo projetos à prova de usuáriosRodrigo M. A. Almeida
11:00Coffee Break/Networking
11:45Quando escolher FPGA para meu projeto?Amanda Costa Martinez
12:45Almoço*
14:00Quais são os hardwares atuais para processamento em borda (EDGE COMPUTING)Alessandro Cunha
15:00Segmentação e compressão de dados em redes de sensores de alta latência e baixa taxa de transmissãoMarcelo Barros
16:00Coffee Break/Networking – Comemoração 15 anos do Embarcados**
17:30Encerramento – SorteiosEmbarcados
* o Almoço não está incluso
** Teremos um Happy Hour especial para comemorar os 15 anos do Embarcados

Bônus: Material Gravado

PalestraPalestrante
Aumentando a confiabilidade de atualizações remotas: Rollback automáticoJosé Vitor Silva de Morais
Desenvolvendo e Debug de Kernel Linux Embarcado com VS CodeMatheus Castello
Criando IoT Smart Devices com NuttXAlan Carvalho de Assis
Linux Embarcado para Hobbistas e EngenheirosCleiton Bueno
Desafios no Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS)Cynthia Thamires

Descrição das palestras

Palestras presenciais

Linux embarcado: passado, presente e futuro

O kernel Linux é utilizado em sistemas embarcados há quase 30 anos, e sua popularidade não para de crescer, sendo hoje o kernel de propósito geral mais utilizado em processadores em redor do mundo. Mas a tecnologia de 30 anos atrás é bem diferente da tecnologia de hoje, e isso significa que ferramentas, processos e linguagens de programação aplicadas a projetos com Linux embarcado mudaram bastante ao longo dos anos. Esta palestra será uma “viagem no tempo” das tecnologias adotadas em projetos com Linux embarcado, acompanhando a evolução do kernel Linux até os dias de hoje, onde tecnologias modernas como o uso de containers e práticas de CI/CD tem sido cada vez mais utilizadas em sistemas embarcados. Analisando o passado, podemos entender o presente e quem sabe prever quais tecnologias, ferramentas e linguagens de programação estaremos usando no futuro!

Palestrante: Sergio Prado

Empresa: Consultant & Trainer

Mini bio do palestrante: Sergio Prado trabalha com sistemas embarcados há mais de 25 anos, prestando serviços de consultoria e treinamento para empresas em todo o mundo. Ele também escreve em seu blog embeddedbits.org e contribui com diversos projetos de código-aberto, incluindo o Buildroot, o Yocto Project e o kernel Linux.

Desenvolvendo projetos à prova de usuários

Nesta palestra serão apresentados os conceitos fundamentais de usabilidade e como inseri-los no processo de projeto e desenvolvimento do produto. Essas ferramentas permitirão obter uma interface mais simples de usar e com menor probabilidade de erros no uso.

Palestrante: Rodrigo M. A. Almeida

Empresa:  Professor da Unifei

Mini bio do palestrante: Rodrigo é professor da Universidade Federal de Itajubá. Trabalha há 15 anos com sistemas embarcados. Atualmente, leciona sobre eletrônica, microcontroladores, desenvolvimento de produtos e sistemas operacionais. Atua também como coordenador do curso de graduação da engenharia eletrônica há 8 anos. Pesquisa sobre desenvolvimento de hardware, segurança, RTOS e usabilidade de sistemas críticos.

Quando escolher FPGA para meu projeto?

A introdução da lógica programável ocorreu por volta de 1980 e a sua utilização em conjunto com dispositivos como PLDs e, posteriormente, com CPLDs foi adotada em uma variedade de aplicações. Atualmente, os FPGAs modernos fornecem aos desenvolvedores recursos avançados, como elementos DSP, Block RAMs, transceptores gigabit, terminais PCIe, processadores Arm® embarcados, entre outros. Os FPGAs exigem uma abordagem de implementação e verificação de design que difere da empregada no desenvolvimento utilizando os processadores tradicionais, isso ocorre devido à natureza paralela da lógica programável, que é uma das caracteristicas que torna os FPGAs ideais para diversas aplicações. Nesta palestra vamos ver quais são as principais características dos FPGAs modernos e quais são as características das aplicações que tornam os FPGAs uma boa escolha para soluções e desenvolvimento.

Palestrante: Amanda Costa Martinez

Empresa:  Desenvolvimento de hardware de equipamentos médicos/Engenheira de Hardware/Instituto de Pesquisa Eldorado, Aluna de Doutorado/UNICAMP e Professora/UNIVESP.

Mini bio do palestrante: Amanda Costa Martinez recebeu o título de Bacharel em Engenharia Eletrônica pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná em 2016, o título de Mestra em Engenharia Biomédica pela Universidade Estadual de Campinas em 2019 e atualmente é aluna de doutorado em Engenharia Biomédica pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência como Professora de cursos profissionalizantes e de graduação em instituições como SENAI, UNICAMP e UNIVESP. Tem interesse em tecnologias de ultrassom para aplicações médicas e biológicas e no desenvolvimento de instrumentação biomédica.

Quais são os hardwares atuais para processamento em borda (EDGE COMPUTING)

Há uma tendência muito grande de se fazer processamentos de inteligência artificial e de aprendizado de máquina na borda (EDGE COMPUTING). Existem diversas vantagens para essa abordagem como, por exemplo, economia de envio de dados para a nuvem, poder utilizar sistemas mais simples e baratos de transmissão sem fio, etc. Nesta palestra iremos apresentar alguns hardwares que a indústria de semicondutores tem desenvolvido para esse tipo de aplicação e mostraremos diversos kits de desenvolvimento que podem ser utilizados para fazer provas de conceito e testes em campo.

Palestrante: Alessandro Cunha

Empresa:  FAE na AVNET

Mini bio do palestrante: Alessandro Cunha é engenheiro eletricista. E um apaixonado pelo que faz. Trabalhou com telecomunicações entre 1994 e 2006. Neste período acompanhou a implantação dos sistemas de telefonia móvel celular no Brasil, atuando diretamente em testes, instalações e configurações dos sistemas analógicos (1G), 2G e 3G. Quando o 4G chegou ao país já não atuava mais nesta área. Trabalha com sistemas embarcados desde 1998, ano em que fez a sua primeira consultoria de projeto com um microcontrolador 8051 da Intel (MCS-51). Foi professor em diversas instituições de ensino (SENAI, IBTA, USJT, etc.). Entre as inumeras aulas ministradas estão cursos de microcontroladores 8051, PIC, MSP430, ARM Cortex M3 e de processadores ARM Cortex A9. Turmas de Telecomunicações, Redes de Computadores, Eletrônica Básica, Analógica, Digital, Máquinas Elétricas, entre tantas outras cadeiras dos cursos técnicos, tecnólogos e de engenharia foram abordadas desde 2002. Foi Diretor de Tecnologia da TECHtraininG Engenharia e Treinamentos entre 2008 e 2016. Neste período teve a oportunidade de ministrar treinamentos em mais de 100 cidades diferentes pelo Brasil a fora, atingindo a mais de 5000 alunos. Inúmeras empresas contaram com treinamentos IN COMPANY durante este período. Atuava também como uma Design House, fazendo projetos e consultorias em sistemas embarcados. Entre maio de 2018 e agosto de 2019 foi Coordenador de Inovação e Tecnologia no LICEUTECH, área de cursos de aperfeiçoamento dentro do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo. Atualmente é FAE na AVNET do Brasil LTDA, onde dá suporte técnico a diversas empresas de alta tecnologia e grande volume de produção em todo o Brasil.

Segmentação e compressão de dados em redes de sensores de alta latência e baixa taxa de transmissão

Essa palestra apresenta um caso de uso sobre problemas enfrentados, soluções e algoritmos propostos para a transmissão de altos volumes de dados em redes LoRaWAN utilizando sensores microcontrolados. Estratégias para compactação de dados provenientes de sensores analógicos e compatíveis com a capacidade de processamento dos microcontroladores envolvidos são também discutidas.

Palestrante: Marcelo Barros

Empresa:  Pesquisador/Professor/Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Mini bio do palestrante: Marcelo Barros possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Itajubá (1996), mestrado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (1998) e doutorado em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Já atuou como professor titular no Centro Universitário Barão de Mauá e engenheiro de desenvolvimento eletrônico por vários anos. Também já foi gerente de produto. Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Eletrônica Industrial, Sistemas e Controles Eletrônicos, atuando principalmente nos seguintes temas: sistemas embarcados em geral, microcontroladores, redes de computadores, sistemas operacionais de tempo real, IoT e programação para sistemas embarcados. Atualmente é professor do curso de Engenharia de Computação, na faculdade de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Uberlândia.

Palestras gravadas

Aumentando a confiabilidade de atualizações remotas: Rollback automático

Nesta palestra, aprenderemos como o rollback de software funciona e pode salvar nossos produtos em campo de uma enorme catástrofe após alguma atualização remota. Utilizaremos o ESP32 com a ESP-IDF para demonstrar o recurso em funcionamento, garantindo que o microcontrolador não permaneça com um software mal desenvolvido.

Palestrante: José Vitor Silva de Morais

Empresa:  Eng. Sistemas Embarcados e Diretor.

Mini bio do palestrante: Graduado em Engenharia de Computação, é um ávido entusiasta da computação aplicada em qualquer segmento do mercado. Trabalha como Engenheiro de Sistemas Embarcados e Diretor de sua própria empresa, TecnoEVO, que atua no ramo de IoT, entregando maneiras inteligentes para monitoramento, controle e automação de processos em equipamentos e ambientes. Também é um ativo contribuidor para comunidade brasileira, contando com dezenas de bibliotecas, palestras e artigos publicados. Focando seus esforços para ambientes IoT, conta com vastos conhecimentos na área computacional, como por exemplo: Hardware, software, redes, segurança, RTOS, banco de dados, Linux, computação em nuvem e visão computacional.

Desenvolvendo e Debug de Kernel Linux Embarcado com VS Code

Nessa palestra apresento as opções de extensões e configurações para que você consiga extrair o melhor para desenvolvimento e debug de Kernel Linux embarcado usando o editor de código/IDE mais popular hoje no mercado.

Palestrante: Matheus Castello

Empresa:  Embedded SW Developer / Linux Kernel Developer @ Toradex

Mini bio do palestrante: Embedded SW Developer na Toradex, trabalha atualmente como dev de sistemas operacionais e ferramentas integradas de desenvolvimento para plataformas embarcadas Linux. Bacharel em Ciência da Computação, colaborador de projetos open source e “Youtuber” nas horas vagas. Pai de pet.

Criando IoT Smart Devices com NuttX

Nesta palestra mostraremos como criar dispositivos IoT para aplicações residências e industriais com funcionalidades de Smart Devices: Incluindo simplificação do processo de detecção e configuração.

Palestrante: Alan Carvalho de Assis

Empresa:  Desenvolvedor de Sistemas Embarcados

Mini bio do palestrante: Mestre em Engenharia Elétrica pela UFRGS; Formado em Computação Sistemas de Informação pela UnilesteMG; Técnico em Informática Industrial pela ETVA. Começou trabalhando com Linux Embarcado (uClinux) em 2001 e em 2010 começou a desenvolver com o NuttX RTOS. Atualmente é um desenvolvedor NuttX RTOS na Espressif Brasil.

Linux Embarcado para Hobbistas e Engenheiros

Será feita uma abordagem sobre os componentes de um projeto com Linux Embarcado como Bootloader, Kernel e RootFS, e uma visão macro sobre Bibliotecas, Serviços, Recursos que Hobbistas e Engenheiros poderão utilizar em seus projetos.

Palestrante: Cleiton Bueno

Empresa:  B2Open Systems

Mini bio do palestrante: Engenheiro de formação e programador por paixão, trabalha a mais de 15 anos com Linux, proprietário da B2Open Systems empresa com foco em serviços/Treinamentos em Linux Embarcado, Pai da Luísa e Fedora(minha cachorra!).

Desafios no Desenvolvimento de um Sistema de Gerenciamento de Baterias (BMS)

Serão apresentadas as principais características, funcionalidades e desafios no desenvolvimento de um sistema de gerenciamento de baterias, bem como os principais tipos de baterias de lítio e um overview sobre novas tecnologias.

Palestrante: Cynthia Thamires

Empresa:  Co-fundadora da HION Tecnologia

Mini bio do palestrante: PhD em Sistemas de Gerenciamento de Baterias e co-fundadora da HION Tecnologia. Formada em Eletrônica Automotiva pela FATEC de Santo André, mestre em Engenharia Elétrica pela USP e instrutora de veículos elétricos e híbridos. Acredita que armazenar energia de forma eficiente é uma das chaves para uma sociedade mais sustentável e compartilhar conhecimento é uma das maneiras de engrandecer nossa sociedade.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Home » Eventos » Embarcados Experience 2022 – 15 anos do Embarcados

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Comentários:
Notificações
Notificar
2 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Aghata Lima
Aghata Lima
03/10/2022 08:39

Olá!
Adorei a proposta do evento! Parabéns pelos 15 anos!!!
Uma observação – os hiperlinks dos perfis dos palestrantes presenciais no Sympla estão com erro (direcionam apenas para o linkedin da Amanda). Poderiam verificar?

Obrigada!

Last edited 1 ano atrás by Aghata Lima
Fábio Souza
Admin
Reply to  Aghata Lima
03/10/2022 09:39

Olá Aghata. Muito obrigado. Vamos ajustar

Talvez você goste: