El Capitan: o mais rápido supercomputador do mundo

Neste 18 de novembro, o Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) apresentou o El Capitan, seu mais novo supercomputador, que está no topo da lista TOP500, ranking dos computadores mais poderosos do mundo. 

O El Capitan é o terceiro supercomputador com capacidade de computação em exa-escala, o que significa que pode processar mais de 1 quintilhão de operações de ponto flutuante por segundo (exaFLOPS).

O sistema foi construído pelo LLNL, em parceria com as empresas HP e AMD. Será utilizado pela National Nuclear Security Administration, principalmente na modelagem e simulação de armas nucleares.

Segundo disse a física Kim Budil, diretora do LLNL, “as extraordinárias capacidades de computação do El Capitan nos permitirão enfrentar desafios complexos que antes estavam fora de alcance. Temos orgulho de liderar essa conquista em parceria com a indústria e de avançar a ciência para beneficiar a sociedade e a nação como um todo”.

O El Capitan é mais de 20 vezes mais poderoso que o Sierra, o supercomputador anterior da National Nuclear Security Administration. O El Capitan pode executar em horas ou dias processos que no Sierra, seriam executados em meses – ele pode chegar a   2,79 exaFLOPS.

O Frontier, que era o computador mais poderoso do mundo até a chegada do El Capitan, está localizado no Oak Ridge National Laboratory e atinge 1,353 exaFLOPS. O agora terceiro mais poderoso, o Aurora, está no Argonne Leadership Computing Facility e atinge 1,012 exaFLOPS. Ambos também foram construídos pela HP.

Processando 58,89 gigaFLOPS por watt de energia consumida, o El Capitan é menos eficiente em termos de energia do que o Frontier, que começou a operar em 2022 e funciona a 62,68 gigaFLOPS por watt. No entanto, é mais eficiente do que os 26,15 gigaFLOPS por watt do Aurora.

Segundo disse Trish Damkroger, executiva da Hewlett Packard, “o El Capitan é um marco significativo na supercomputação exaescala, trazendo desempenho monumental, eficiência energética e capacidade para acelerar a descoberta científica impulsionada pela IA e fazer avanços incríveis para fortalecer a segurança nacional e trazer novas oportunidades em energia renovável”.

Só nos resta esperar que máquinas como essas sejam usadas prioritariamente para a busca da paz e desenvolvimento dos povos.

Licença Creative Commons Esta obra está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.
Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Notícias » El Capitan: o mais rápido supercomputador do mundo

EM DESTAQUE

WEBINARS

VEJA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste: