Apresentação
A empresa israelense SolidRun projetou e está disponibilizando ao mercado um mini PC bem pequeno (2x2x2 polegadas) pesando 91 gramas, de baixo consumo e alta performance. Suas características impressionam pelo tamanho reduzido da caixa desse PC. Ele é baseado no processador iMX6 da Freescale, possui de rede (Bluetooth, Wi-Fi e Ethernet), interface de sistemas (USB, eSata, Cartões MicroSD e infravermelho) e de mídia (S/PDIF e HDMI).
Ele está disponível atualmente para venda em quatro diferentes versões, todas com um preço bem atraente e baseados em diferentes SoCs Freescale i.MX6, de um, dois ou quatro cores e configurações de hardware. Os Modelos disponíveis são:
- CuBox-i1 – Single Core 1 GHz @512 MB DDR3 – 32 bits
- CuBox-i2 – Dual Core 1 GHz @1 GB DDR3 – 64 bits 800 Mbps (dobro de processamento e memória)
- CuBox-i2eX – Dual Core 1 GHz @1 GB DDR3 – 64 bits 1066 Mbps (mais performance e conectitividade Sata)
- CuBox-i4Pro – Quad Core 1 GHz @2 GB DDR3- 64 bits 1066 Mbps (4x mais processamento que a CuBox-i1 e 4x mais memória tambem – WIFI e BT inclusos)
A utilização desses SoCs Freescale permitiram que a SolidRun desenvolvesse um mini PC compacto, com escalabilidade (diferentes processadores como capacidade de processamento e recursos distintos podem ser usados em uma mesma placa), baixo consumo (o que faz com que não seja necessário o uso de cooler para resfriamento ativo do processador, mesmo com a execução aplicações de alta performance), preço baixo e, como já dito, alta performance. Os SoCs escolhidos são da família i.MX6 de 32 bits da Freescale, possuem um core ARM Cortex-A9, executam o set de instruções ARMv7 e inclui suporte a extensão NEON, o que “turbina” os trabalhos de processamento de video.
Arquitetura
Veja abaixo a arquitetura desse mini PC:
Veja que é disponível no i.MX6, além do core ARM Cortex-A9, 512 KB de L2 Cache e 64KB de L1, além de interface DDR3. A velocidade do barramento DDR depende do processador escolhido do modelo da Cubox-i. Além disso, diversos periféricos estão disponíveis, além de timers, PLLs, etc.
A Cubox-i foi desenvolvida em duas placas separadamente: uma placa chamada de “carrier board”, ou placa de suporte ou de conectores, onde estão todas as interfaces de comunicação e uma segunda placa Micro-SoM[TM] (System on a Module), ou placa de processamento, que contem o processador, as memórias DRAM DDR3, interfaces de rede e componentes de gerenciamento de energia.
A foto abaixo, do site The Times of Israel, mostra as dimensões da placa Micro-SoM, onde vai o processador e as memórias. Realmente pequeno, não?
É interessante destacar que seu projeto de hardware não é open source e não temos acessos a todos os arquivos de fabricação e desenvolvimento, como nos arduinos ou BeagleBone Black, por exemplo.
Comparativo
A tabela abaixo mostra uma comparação entre diferentes mini PCs CuBox:

(*) O link de 1000Mbps é limitado a 470Mbps devido a limitações internas do barramentos do chip utilizado no projeto.
Software
Linux e Android 4.2.2 são suportados por esse mini PC, que tambem já possui disponibilizados pela própria equipe da SolidRun diversas contribuições de software open source. Um XBMC Media Center tambem foi desenvolvido para o CuBox-i. Para mais informações sobre esse Media Center, visite o link a seguir https://xbmc.org/xbmc-13-0-gotham-the-beta-2-we-deserve/.
Essa é a lista de OSs suportados pela Cubox, alguns deles apenas para o XBMC:
Vídeos
1. Veja o vídeo abaixo, que dá uma idéia de como esse esse pequeno PC:
2. No vídeo abaixo do pessoal do Linux Action Show, os apresentadores falam sobre a CuBox do minuto 32:00 ao 36:00. É bem interessante esse vídeo e mostra como é simples começar a trabalhar com esse mini PC e como se instala o linux no mini SD Card.
3. O vídeo abaixo é um review interessante de um usuário. Mostra suas primeiras impressões sobre esse mini PC.
Fotos
As fotos foram gentilmente tiradas e cedidas por Bruno Castelucci, Field Application Engineer da Freescale.
Em tempo: diferente de outras placas fabricadas na China, a Cubox-i é totalmente fabricada em Israel.
Referências:
Para comprar: https://imx.solid-run.com/ Direto de Israel.













Eu vejo esse PC e já começo a imaginar os projetos que daria para desenvolver utilizando essa tecnologia, ele é incrivelmente compacto e de altíssimo desempenho.
onde vende? quero também.
Fala Thiago, muito bacana o review!
Você se formou em São Carlos, cara?
Abraço
Oi Pedro Herique! Sim, sou caaso – formado na EESC USP. Eu e Henrique Puhlmann.
Que bacana cara, legal saber. To na USP de sanca tbm, lutando ainda na graduação haha
Fala Thiago, muito o review!
Você se formou em São Carlos, cara?
Abraço
Excelente esse mini PC. Espero adquirir 01 Peça para testes e uso. Parabens
Marcio, fico imaginando a economia de energia que PCs de baixo consumo como esse poderiam trazer, se substituíssem PCs convencionais que fazem tarefas não muito complicadas, como caixas para automação comercial, automação residencial, etc.
Acredito que o consumo consciente de energia passa pela prova de alguns conceitos 🙂
Esse miniPC surpreende mesmo. É muito pequeno e muito poderoso.
Muito legal, esse Cubox-i!!!! Adorei! Parabéns pelo artigo.
Obrigado Puhmann. Tão pequeno e tão poderoso né?
[]s