A Arduino lançou a sua mais nova placa: Arduino Uno WiFi Rev 2. E o mais importante deste lançamento é que ele não é apenas um substituto para o tradicional Arduino Uno.
O Arduino Uno tradicional contém o Microchip ATmega328P de 8 bits, enquanto que a nova versão do Arduino Uno Wifi possui o ATmega4809. Mas o que isso tem de interessante? O diferencial é que o ATmega4809 é o primeiro dispositivo AVR que contém CIP (Periféricos independentes do Core) da Microchip.
O CIP já está disponível nos ambientes de desenvolvimento Atmel Studio ou MPLAB X da Microchip, só que ainda não foi divulgado oficialmente como será na IDE do Arduino. O suporte nativo a bibliotecas do Arduino, sem dúvida, definirá quanto de adoção esse novo recurso receberá da comunidade.
Além do ATmega4809, o novo Arduino possui mais memória RAM, com 6KB e Flash, com 48K. Também possui três UARTS de hardware, permitindo a comunicação com mais de um módulo RF, e um ADC (conversor analógico-digital integrado) de alta velocidade. E para ser possível conectar as soluções com a nuvem o Arduino Uno WiFi Rev 2 possui coprocessador criptográfico da Microchip, o ATECC608A, que fornece segurança e armazenamento de chaves baseado em hardware. Outro diferencial é que o novo Arduino é baseado no ESP32!
O novo Arduino vai estar disponível para compra a partir do final de Junho na Arduino Store.





Realmente muito legal esse novo Arduino UNO, Renata. O ATmega4809 é um MCU bem legal e dá uma super turbinada no UNO ! É sempre bom lembrar que todos esses recursos adicionais podem ser utilizados desenvolvendo em linguagem C diretamente, no AtmelStudio, no CodeVisionAVR, no IAR ou no GCC.
Muito legal mesmo! Sim, esse adicionais agregaram muito!