Quem é usuário do Windows 10 sabe que o Prompt de Comando não amigável e muito menos apresentável. Existem as dificuldades em copiar e colar e outras mais. Também atualmente desenvolvedores embarcados ou makers, permeiam nas multiplataformas como Windows e Linux, então, quero apresentar um pacote de software que dará um “up” para a linha de comando, me refiro ao “Cmder” (https://cmder.net).
Conhecendo o Cmder
Cmder é um pacote de software criado por pura frustração com a ausência de bons emuladores de console no Windows. É baseado em um software incrível e apimentado com o esquema de cores Monokai e um layout de prompt personalizado, parecendo atrativo desde o início.
Com o Cmder você terá todas as facilidades de copiar e colar, e também poderá usar os comandos do Prompt de Comando do Windows ou do seu compatível Linux, é isso mesmo! Tudo na mesma janela de comando, portanto, use o que for mais familiar.
Instalação do Cmder
Para baixar o Cmder, vamos utilizar o Chocolatey, software já visto em um artigo aqui no Embarcados, então, se não conhece, basta conferir porque é muito simples e facilita a instalação.
Conforme ilustrado na figura 2, abra o Prompt de Comando do Windows 10, como administrador, para instalarmos o Cmder, através do Chocolatey. Na janela do Prompt de Comando digite “choco install Cmder”, conforme mostrado a seguir:
Microsoft Windows [versão 10.0.18363.1316]
(c) 2019 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
C:\WINDOWS\system32>choco install Cmder
Chocolatey v0.10.15
Installing the following packages:
Cmder
By installing you accept licenses for the packages.A versão full do Cmder foi instalada, então, todos os recursos citados estão disponíveis na linha de comando. Feche a seção atual do Prompt de Comando e abra uma nova seção, mesmo sem acesso de administrador, para localizarmos o executável do Cmder, sendo assim, criaremos um atalho ou fixarei na barra de tarefas do Windows.
Microsoft Windows [versão 10.0.18363.1316]
(c) 2019 Microsoft Corporation. Todos os direitos reservados.
C:\Users\Ismael>where Cmder.exe
C:\tools\Cmder\Cmder.exeDepois que o atalho ao Cmder foi criado, então, feche a janela do Prompt de Comando, e abra o Cmder através do atalho. Finalmente temos a janela do Cmder disponibilizada para uso, conforme ilustrado na figura 3.
Veja que temos algo mais apresentável, não é mesmo? Vamos experimentar alguns comandos Windows e seu similar Linux, como por exemplo:
1) dir e ls (figura 4 e 5);
2) cls e clear (entre os comandos dir e ls, utilize cls e clear para limpar a janela);
3) type e cat (figura 6).
Agora é praticar e descobrir novos horizontes com o Cmder.
Saiba mais
Chocolatey – gerenciamento de software para Windows











No ccomEmu não consegui utilizar a seta up / down para ver os ultimos comandos executados
Tem alguma ideia de configuração?
A versão que instalei hoje (1.3.20.1282) funciona as setas.
O novo terminal pode ser uma boa opção no windows 10, também:
https://github.com/microsoft/terminal