Nesta quinta-feira (25/06/2015) foi lançada a primeira versão estável do editor de texto mais hipster da atualidade. Trata-se do Atom, uma ferramenta open source feita pelo GitHub com a ajuda de uma grande comunidade de pessoas empolgadas em desenvolver um editor de textos moderno e totalmente “hackeável”, utilizando tecnologias familiares como JavaScript, CoffeeScript e CSS.
Ele tem praticamente todas as features presentes nos outros bom editores mais antigos e se parece bastante com o famoso Sublime Text. Mas ao invés de ser escrito em C++ ele roda com as linguagens descritas no parágrafo anterior em um motor baseado em uma mistura do Chromium e de node.js. Isso provavelmente faz com que ele tenha uma perda de performance, mas por outro lado agrega muito para ser um editor amigável e facilmente customizável.
Hoje há versões do Atom Editor para OS X, Windows e Linux disponíveis para download.
Este foi o vídeo feito para a divulgação da release 1.0 do Atom:
Meu intuito aqui é apenas divulgar a novidade, não tenho intenção de entrar nas sangrentas “guerras de editores”. Mas para quem deseja um comparação mais elaborada entre essas ferramentas vou deixar o link de um excelente texto escrito pelo Fabio Akita do akitaonrails.











Também não pretendo entrar em briga de fanboys, até pq o Geany é o melhor editor, sem sombra de dúvidas o/ , mas adorei a sacada publicitária do github. Bem pensado.