Introdução
Desde o seu lançamento na década de 90, a linguagem de programação Python cresceu para se tornar uma das mais populares do mundo. Trata-se de uma linguagem simples e de sintaxe amigável, possibilitando uma curva de aprendizagem suave. Em adição a isso possui diversas aplicações.
O Python foi desenvolvido para sistemas de computador como desktops, laptops e servidores. Placas de microcontroladores como o Raspberry Pi Pico são menores, mais simples e possuem consideravelmente menos memória – o que significa que eles não podem executar a mesma linguagem Python que seus equivalentes maiores.
Para isso surge o MicroPython, lançado pela primeira vez em 2014. Trata-se de uma linguagem de programação compatível com Python desenvolvida especificamente para microcontroladores. Ele inclui muitos dos recursos do Python convencional, ao mesmo tempo, em que adiciona uma série de novos recursos projetados para aproveitar as funcionalidades disponíveis no Raspberry Pi Pico e em outras placas de microcontroladores.
Se você não tem experiência com Python, neste artigo você aprenderá sobre alguns dos principais recursos da linguagem.
Variáveis
Como em outras linguagens, o Python permite você trabalhar com cadeias de caracteres (strings), inteiros e floats.
Mas um dos pontos mais importantes sobre variáveis em Python é que não há necessidade de se declarar o tipo da variável, ao atribuir um valor a uma variável o tipo é definido. Como exemplo, utilizando o Shell do Thonny, façamos o exemplo abaixo:
>> a=10
>> b=2.5
>> c='casa'
Logo, temos que a é do tipo inteiro, b do tipo float e c cadeia de caracteres. Se por acaso fizermos a=b, a variável a passa a ser do tipo float.
Outro ponto importante é que não é possível nomear uma variável com espaço, exemplo:
>> valor a= 10 vai gerar um erro de sintaxe
>> valor_a= 10 vai funcionar sem problemas
Operadores Aritméticos
O Python oferece uma ampla variedade de operadores aritméticos para realizar várias operações matemáticas. Assim, temos:
- Operador de atribuição (=)
- Armazena o valor da esquerda na variável da direita
>> a=1
- Operador de soma (+)
- Realiza a soma de dois ou mais valores
>> a=1
>> b=15
>> c=a+b
>> c
16
- Operador de subtração (-)
- Realiza a subtração de dois ou mais valores, adiciona sinal negativa a um número
>> a=1
>> b=15
>> c=a-b
>> c
-14
- Operador de multiplicação (*)
- Realiza a multiplicação de dois ou mais valores
>> a=1
>> b=15
>> c=a*b
>> c
15
- Operador de divisão (/)
- Realiza a divisão de dois valores
>> a=10
>> b=15
>> c=b/a
>> c
1.5
- Operador de divisão inteira (//)
- Tem como resultado somente a parte inteira da divisão
>> a=10
>> b=15
>> c=b//a
>> c
1
- Operador de resto da divisão (%)
- Tem como resultado o resto da divisão realizada
>> a=10
>> b=15
>> c=b%a
>> c
5
- Operador de potência (**)
- Tem como resultado o primeiro número elevado a potência do segundo
>> a=2
>> b=15
>> c=b**a
>> c
225
Operadores Relacionais
São os operadores utilizados para comparar valores, retornando true ou false dependendo da condição.
>> a=5
>> b=7
- Maior que (>)
- Verifica se um valor é maior que outro
>> a>b
False
- Maior ou igual a (>=)
- Verifica se um valor é maior ou igual a outro
>> b>=a
True
- Menor que (<)
- Verifica se um valor é menor que outro
>> a<b
True
- Menor ou igual a (<=)
- Verifica se um valor é menor ou igual a outro
>> b<=a
False
- Igual a (==)
- Verifica se um valor é igual a outro
>> b==a
False
>> b==7
True
- Lembre-se que somente um igual (=) fará a operação de atribuição e não de comparação
- Diferente de (!=)
- Verifica se um valor é diferente de outro
>> b!=a
True
Operadores Lógicos
Os operadores lógicos contam com 3 expressões booleanas para combinar duas ou mais expressões condicionais, retornando true ou false.
>> a=1
>> b=0
- not
- Inverte o estado da expressão:
>> not a
False
>> not b
True
- and
- Verifica se todas as condições são verdadeiras
>> a and b
False
>> a and (not b)
True
- or
- Verifica se pelo menos uma condição é verdadeira
>> a or b
True
>> (not a) or b
False
Aplicação em conjunto com os operadores lógicos
>> a= 5
>> b= 15
>> (a<=10) and (b==15)
True
>> (a>=10) or (b==15)
True






