1. Objetivo
1.1. O Embarcados e patrocinador exclusivo Mouser Electronics visam, por meio do presente Evento “Concurso de Projetos Embarcados 2023”, na modalidade de concurso cultural, escolher:
1.1.1. até 12 (doze) grupos de desenvolvedores (“Grupos”, “Desenvolvedores” ou “Participantes”) para receber 1 (uma) placa de desenvolvimento ESP32-S3-EYE (informacões sobre a placa de desenvolvimento disponíveis no link), visando fomentar e desenvolver ideias inovadoras que possam impactar o ecossistema de Internet das Coisas (“IoT”) no Brasil, em português PT-BR.
1.1.2. Os objetivos do programa são: identificar potenciais projetos para o uso das placas selecionadas e fomentar/viabilizar o desenvolvimento de novos protótipos utilizando a placa, através da seleção de participantes inovadores em IoT.
1.2. Os Grupos Desenvolvedores que desejarem participar do processo seletivo deste concurso cultural deverão atender os requisitos contidos nesta Seleção, sobretudo os eventos e datas do cronograma.
2. Quem poderá participar do Processo de Seleção (Concurso Cultural)?
2.1. Poderão participar do processo de seleção os estudantes, profissionais e hobistas que possuem ideias inovadoras e que estejam habilitados nos termos desta Seleção.
2.2. Somente poderão participar pessoas residentes no Brasil.
2.3. Para pessoas físicas, a idade mínima para participar da presente seleção é de 18 (dezoito) anos completos até o dia 08 de Março de 2023.
2.3.1 – Menores de 18 poderão participar como co-autores, de um inscrito maior de 18 anos.
2.4. Os Desenvolvedores apenas poderão participar de forma individual ou em até grupo de desenvolvedores de, no máximo, 3 participantes.
2.4.1 – Em caso de equipe, a mesma deverá eleger um representante para ser o responsável pela inscrição e líder da equipe.
2.5. A participação está restrita a apenas 1 (um) projeto por participante individual. No caso de participação do desenvolvedor em uma equipe, a participação da equipe está restrita a 1 (um) projeto por equipe.
2.6. Não poderão participar do processo de seleção os funcionários ou colaboradores do Embarcados e da Mouser Electronics e funcionários públicos, sejam municipais, estaduais ou federais, incluindo também os funcionários de empresas em que o governo detenha qualquer participação acionária.
2.6.1. A restrição do item 2.6. acima também se estende ao cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o segundo grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança ou, ainda, de função gratificada na administração pública direta e indireta em qualquer dos poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas.
2.7. Os organizadores reservam o direito de cancelar a inscrição dos participantes que não atenderem a todos os critérios estabelecidos neste item 2.
3. Quais são os Requisitos para os Desenvolvedores?
3.1. Os Desenvolvedores deverão concordar com os termos de participação da seleção de acordo com esse regulamento.
3.2. Os Desenvolvedores deverão possuir acesso a um computador, acesso a internet e noções básicas de programação.
3.3. Os Desenvolvedores deverão anexar proposta com Ideia para o desenvolvimento do projeto descrito neste documento, observadas as disposições:
3.3.1 Quais ideias estamos buscando? – Todas as áreas são bem vindas, sem distinção. Elencamos a seguir algumas áreas apenas para exemplificação: soluções tecnológicas de Internet das Coisas para Cidades Inteligentes, Indústria 4.0, Comercial, Varejo, Automação Residencial e Comercial, Área Médica, Robótica e Agricultura.
3.3.2. Adicionar na proposta explicação por escrito de forma resumida do projeto e um diagrama em bloco ou imagem esquemática para que os avaliadores possam entender a proposta de projeto.
3.3.3. Cada um dos Participantes que tiverem suas propostas de Ideia selecionadas receberão 1 (uma) placa de desenvolvimento selecionada. Os demais insumos serão de responsabilidade do desenvolvedor.
4. Qual será o critério para selecionar os Desenvolvedores?
4.1 Sobre a proposta de projeto que será enviada, esses são os itens que serão considerados:
4.1.1. Qualidade e clareza das informações presentes;
4.1.2. Descrição da Ideia e metodologia para o seu desenvolvimento;
4.1.3. Clareza das informações técnicas submetidas, além de documentação;
4.1.4. Viabilidade do desenvolvimento do projeto conforme proposta apresentada;
4.1.5. Coerência da proposta de projeto apresentada com relação ao hardware disponibilizado;
4.1.5. Inovação, Criatividade e relevância na sociedade;
4.2. A análise das propostas será realizada pela equipe Embarcados.
4.3. Serão selecionados até 12 (doze) Grupos de Desenvolvedores para receber a placa de desenvolvimento ESP32-S3-EYE, cada grupo de desenvolvedores responsável por uma proposta de projeto, que deverão se comprometer com o desenvolvimento das ideias apresentadas, de modo a colaborar com o presente programa.
5. Quais são as Etapas e Procedimento da Seleção?
5.1. Inscrição
5.1.1. A inscrição é gratuita e não gera qualquer direito ou expectativa de contratação dos Desenvolvedores pelo Embarcados.
5.1.2. O prazo para inscrição nesta Seleção estará aberto das 14:00 horas do dia 8 de março de 2023, até às 23:59 do dia 29de março de 2023.
5.1.3. A inscrição envolverá a inscrição no Embarcados no link publicado na página do programa no site Embarcados.
5.2. Dos selecionados
5.2.1 Os Grupos de Desenvolvedores selecionados para recebimento das placas de desenvolvimento serão alertados pelo Embarcados, por e-mail.
5.2.1.1. A não resposta do e-mail de alerta após 3 dias do envio implicará na desclassificação do grupo de Desenvolvedores que for selecionado. O Grupo não receberá a placa de desenvolvimento.
5.2.1.2. A resposta ao e-mail deverá conter a confirmação do endereço no Brasil para envio dos itens.
5.2.2 Serão publicados os nomes e ideias dos ganhadores das placas deste concurso no site Embarcados. As ideias serão publicadas sob licença Creative Commons 4.0.
5.2.3 Caso o grupo participante não utilize a placa, compromete-se em devolvê-la para o Embarcados através dos correios (frete por conta dos participantes dos grupos).
5.2.4 Caso algum Desenvolvedor originalmente selecionado seja desclassificado, o Embarcados poderá convocar outros Participantes que submeteram suas Ideias até que seja possível a confirmação de todos os selecionados.
7. Canal de Discussão e Assessoramento aos Desenvolvedores
7.1. Haverá um canal para abordar toda a discussão realizada durante o desenvolvimento desta Seleção para conter as descobertas do desenvolvimento do presente programa e para os desenvolvedores se comunicarem, no formato de comunidade. Os canais serão divulgados em publicações no site Embarcados.
7.2. O Embarcados ou a comunidade não têm responsabilidade na prestação de suporte técnico.
7.3. É possível utilizar outras comunidades, fóruns, contatos ou qualquer outra ferramenta para suporte ao desenvolvimento, a critério dos desenvolvedores.
7.4. Eventuais dúvidas ou esclarecimentos desta Seleção deverão ser endereçadas no e-mail contato@embarcados.com.br.
8. Condições Gerais
8.1. A participação nesta Seleção implica a cessão de nome e proposta de projeto para fins de divulgação, sem quaisquer ônus ao Embarcados e patrocinador, ou a qualquer outra empresa participante da organização, administração ou divulgação deste projeto.
8.2. O Embarcados não se responsabiliza por quaisquer problemas pessoais ocorridos durante o desenvolvimento do projeto, tais como problemas de conexão no sistema, dificuldades tecnológicas para implantação da ideia, direitos e/ou obrigações de terceiros para o andamento dos trabalhos e conclusão do projeto.
8.3 O Embarcados não se responsabiliza pela qualidade da transmissão online que o desenvolvedor vai receber, especificamente para eventual comunicação com os grupos. Não daremos suporte pessoal para uso de PC, das placas de desenvolvimento, ou da infraestrutura em geral.
8.4 Não nos responsabilizamos se o participante queimar a placa de desenvolvimento. É importante ressaltar que todas as placas foram testadas previamente, com qualidade industrial, testadas e inspecionadas. Caso a placa queime, o Embarcados não cobrará do grupo/desenvolvedor e não será enviado placa substituta.
8.5. O Embarcados, se reserva o direito de:
(i) cancelar o projeto e a presente Seleção ou alterar as suas condições, desde que por motivos de força maior ou interesse particular do Embarcados;
(ii) cancelar ou postergar as datas, sem aviso prévio, comunicando os Participantes sobre a decisão ou sobre a nova data definida por meio do portal eletrônico Embarcados.
8.6. Propriedade Intelectual da solução de IoT desenvolvida no âmbito do projeto: É de propriedade exclusiva de cada um dos grupos de Desenvolvedores. O Embarcados e seu patrocinador não terão direito a Propriedade Intelectual da solução de IoT desenvolvido por cada um dos desenvolvedores, referentes a essa Seleção.
8.7 Ao se inscrever, os desenvolvedores devem estar cientes de que o Embarcados pode fazer uso de minha imagem, nome, voz e som em todo e qualquer material relativo a este concurso, como fotos, vídeos, documentos e outros meios de comunicação como, exemplificadamente, folder de apresentação; vídeos, anúncios em lives e sites em geral, veiculação e gravação de vídeos institucionais e publicação em suas redes sociais e website institucional, para fins de ampla divulgação, sejam essas destinadas à divulgação ao público em geral e/ou apenas para uso interno do Embarcados.
8.8 Ao se inscrever, os desenvolvedores devem estar cientes de que o tratamento dos seus dados pessoais ocorreram em observância da Lei Geral de Proteção de Dados (Lei 13.709/2018) e de acordo com a Política de Privacidade do Embarcados.
9. Do Resultado dos projetos
9.1. Os desenvolvedores se comprometem a registrar o desenvolvimento e divulgar seus projetos de forma pública em português PT-BR, no formato de “diário de bordo” no Embarcados e Github durante o período de desenvolvimento do projeto, conforme cronograma disponível neste regulamento. O Embarcados disponibilizará acesso para os desenvolvedores registrarem o projeto no site Embarcados.
Sugerimos que a publicação seja feita na licença CC 4.0, no entanto, a escolha da licença fica a cargo do desenvolvedor.
9.2 A licença do projeto de hardware e software deverá ser escolhida pelo desenvolvedor. Fica a critério do desenvolvedor o compartilhamento do código-fonte e arquivos de hardware, bem como a licença aplicada a esses arquivos. Sugerimos que os desenvolvedores utilizem licenças permissivas para os projetos de hardware e software (MIT, CERN, GPL, APACHE). Para a publicação dos projetos de hardware e software sugerimos:
- Premiação
1.º colocado: Troféu para equipe vencedora e medalhas de ouro para os integrantes. Destaque no site e Newsletter do Embarcados e Certificado.
2.º colocado: Troféu para a equipe vencedora, medalhas de prata para os integrantes e Certificado.
3.º colocado: Troféu para equipe vencedora, medalhas de bronze para os integrantes e Certificado.
11. Cronograma da presente seleção:
|
Data
|
Evento
|
|
08/03/2023
|
Início das inscrições
|
|
29/03/2023
|
Encerramento das inscrições dos participantes
|
|
31/03/2023
|
Divulgação dos Selecionados que receberão as placas
|
|
A partir de 03/04/2023
|
Envio dos kits de desenvolvimento
|
|
De 05/04/2023 a 15/06/2023
|
Período de Desenvolvimento do Projeto
|
|
Semana de 15/05/2023
|
Apresentação parcial dos projetos no Youtube do Embarcados, a ser combinado com os participantes
|
|
15/06/2023 até as 23:59:
|
Último dia para submissão da documentação final do projeto.
|
|
até 20/06/2023
|
Premiação dos melhores projetos enviados.
|
* A medalha de ouro, a medalha de prata e a medalha de bronze são meramente representativas, não tendo o Embarcados o compromisso de fornecer a medalha com os componentes ouro, prata e bronze.