3 wearables que melhoram nossa saúde

3 tipos inovadores de dispositivos vestíveis que estão melhorando a saúde do consumidor

À medida que os consumidores consideram mudanças no estilo de vida após o surto de COVID-19, eles priorizam o monitoramento e o aumento de sua saúde para buscar um estilo de vida mais saudável. Como resultado, o mercado de dispositivos vestíveis de saúde está crescendo significativamente, de US$ 27,29 bilhões esperados até 2022 para US$ 324,65 bilhões previstos até 20321. Maior confiabilidade e velocidade de 5G e redes superiores, juntamente com o desenvolvimento de novas tecnologias, estão impulsionando este crescimento. Além disso, as necessidades únicas de saúde e as formas de design permitiram que os mercados emergentes atendessem à demanda do consumidor por novas oportunidades neste espaço. Este post analisa os três principais tipos de dispositivos vestíveis de saúde para ajudar os consumidores a melhorar o monitoramento e a saúde e segurança geral.

Anéis para cuidados preventivos e monitoramento do sono

Smartwatches têm sido o padrão para monitoramento de saúde vestível; Fitbit tornou-se sinônimo de relógios de monitoramento de saúde, com produtos da Apple, Samsung e Google fornecendo alternativas excelentes e prontamente disponíveis. Mas um problema fundamental com o pulso como ponto de monitoramento biomédico é a fraqueza relativa da força do sinal. Os primeiros relógios coletavam grandes quantidades de dados e regrediram tendências, mas com precisão suspeita; essa abordagem tornou os dados inúteis para os profissionais médicos.

Em comparação com o pulso, os sinais biomédicos nos dedos são até dez vezes mais fortes2. Em um esforço para detectar e medir melhor as métricas vitais de saúde do usuário, os designers desenvolveram anéis inteligentes vestíveis que usam os dedos como ponto de monitoramento biomédico. O anel inclui sensores de temperatura altamente sensíveis, acelerômetros, LEDs infravermelhos e giroscópios para fornecer precisão de medição no nível de equipamento médico profissional.

Os anéis são muito mais confortáveis para o usuário usar durante o sono e fornecem medições em tempo real da frequência cardíaca (e alterações), ciclos de sono, temperatura corporal, níveis de atividade física e respiração. A precisão dos componentes eletrônicos é crítica, fornecendo dados mais precisos com carga computacional significativamente reduzida devido a medições locais precisas.

Pulseiras e pingentes de emergência

Enquanto muitos dispositivos vestíveis de saúde pretendem se integrar à vida cotidiana de forma transparente, os pingentes de saúde são um dispositivo emergente útil para idosos em situações repentinas e com risco de vida. Eles podem fornecer monitoramento 24 horas, rastreamento de localização por GPS e detectar um evento de queda. Além disso, alguns dispositivos têm capacidade de comunicação bidirecional com familiares ou equipes de emergência por meio de redes celulares 5G, ou Wi-Fi®.

Enquanto as pulseiras e pingentes acompanham o usuário sem usar as mãos, grande parte da tecnologia operacional é a mesma. Por exemplo, acelerômetros embutidos auxiliam na detecção de quedas, um recurso essencial para idosos, visto que 90% dos idosos que não recebem ajuda médica em seis horas tornam-se dependentes de uma casa de repouso3.

Adesivos Transdérmicos para Administração de Medicamentos

Outro dispositivo disruptivo na tecnologia vestível de saúde é um adesivo transdérmico que administra medicamentos através da pele. Esses adesivos contêm uma dosagem de droga predeterminada, entregando-a consistentemente à corrente sanguínea através da pele. Embora o conceito seja simples, existem sistemas de administração de ativos e passivos para adesivos transdérmicos.

Os sistemas passivos dependem apenas da difusão natural através da pele. Portanto, a taxa de administração pode variar dependendo das características da pele do usuário e dos designs exclusivos do adesivo. Por outro lado, a dosagem ativa no corpo é mais complexa. Essa abordagem pode empregar microagulhas, intensificadores químicos ou uma corrente elétrica suave, da ordem de 2 a 10 mA4, para conduzir o medicamento para a pele em um determinado momento. Esses recursos permitem uma personalização aprimorada para o tratamento do paciente.

A corrente elétrica transmite o medicamento para a pele por meio de iontoforese, que requer corrente contínua para administrar o tratamento do adesivo para a pele em uma direção sem interrupção. Uma máquina aplica a corrente, acelerando a liberação do medicamento na pele. Essa abordagem é vantajosa para o TDAH e tratamentos anti-inflamatórios, pois os usuários têm necessidades variadas para a quantidade de medicamento que recebem.

Conclusão

Como qualquer produto de consumo, mesmo aqueles com benefícios claros e necessários, como monitoramento de saúde, estética e custo, serão fatores críticos em sua adoção. Os consumidores provavelmente irão valorizar as vantagens, mas não se o dispositivo parecer um medidor volumoso – eles vão comparar ativamente o custo e a aparência de um dispositivo com seus benefícios. Como resultado, os engenheiros de dispositivos devem considerar a integração da funcionalidade da eletrônica no envelope de insights de marketing para projetar produtos que os consumidores realmente usarão. Eliminar esse obstáculo irá desbloquear a adoção em massa de novos dispositivos vestíveis de assistência médica, melhorando a saúde do consumidor ao aumentar o acesso a cuidados preventivos.

Os dispositivos de saúde vestíveis progrediram significativamente desde os primeiros smartwatches. Eles são mais precisos, abordam mais aspectos da saúde e se tornaram ferramentas vitais para o cuidado preventivo, emergencial e terapêutico do usuário. À medida que a tecnologia continua a melhorar a saúde, médicos e usuários podem contar com dispositivos vestíveis para melhorar sua qualidade de vida de maneira proativa e não invasiva.

Referências

1. Insights, Future Market. “Diversification of Product Portfolio to Accelerate the Wearable Medical Devices Market Growth Rate to 28.1% through 2032 – Future Market Insights, Inc.” https://www.prnewswire.com/, September 8, 2022. https://www.prnewswire.com/news-releases/diversification-of-product-portfolio-to-accelerate-the-wearable-medical-devices-market-growth-rate-to-28-1-through-2032–future-market-insights-inc-301620231.html

2. Foremski, Tom. “Oura Ring: Improved Accuracy of Wearables Promises Better Healthcare for All.” ZDNET, August 28, 2022. https://www.zdnet.com/article/the-oura-ring-can-a-new-generation-of-wearables-improve-personal-healthcare/

3. Phu, Jasmine. “Https://Www.citationmachine.net/Chicago/Cite-a-Website/Custom.” Bay Alarm Medical, May 17, 2012. https://www.bayalarmmedical.com/medical-alert-blog/risks-and-costs-of-senior-fall-injuries/.

4. “Iontophoresis.” Accessed November 17, 2022. https://www.sweathelp.org/treatments-hcp/iontophoresis.html.

Artigo escrito por Adam Kimmel e publicado no blog da Mouser Electronics: 3 Wearables Improving Our Health

Traduzido pela Equipe Embarcados. Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

(*) este post foi patrocinado pela Mouser Electronics.

Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Hardware » 3 wearables que melhoram nossa saúde

EM DESTAQUE

WEBINARS

VEJA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste: