Atualmente a Internet das Coisas se tornou muito popular, mas um dos problemas encontrados é que não existe uma plataforma na qual você consiga conectar todos os dispositivos que você deseja. Cada empresa possui sua plataforma e isso acaba inviabilizando alguns projetos. Pensando nesse problema a Mozilla desenvolveu, junto com uma comunidade de profissionais especializados, a Project Things, acreditando que o futuro de dispositivos conectados deva ser mais parecido com a web aberta, sendo mais descentralizada e com o poder de decisão na responsabilidade dos usuários desses dispositivos.
A “Project Things” é focada em segurança, privacidade e interoperabilidade, e também visa facilitar o acesso das pessoas na área. Qualquer pessoa da área de tecnologia consegue desenvolver um “Things Gateway” usando dispositivos comuns, como por exemplo uma Raspberry Pi. Uma vez configurado, o sistema irá guiar o usuário através do processo de conexão à sua rede e adicionar seus dispositivos. O processo de configuração fornece um URL seguro que pode ser usado para acessar e controlar seus dispositivos conectados de qualquer lugar.
O último lançamento do “Things Gateway” possui novas features em relação à sua versão passada. Agora é possível usar um microfone em seu computador para emitir comandos de voz. Possui um sistema adicional para suportar novos protocolos e dispositivos e para autorização segura de aplicativos de terceiros, usando OAuth. Outra feature interessante é um mecanismo de regras para configurar no estilo ‘se isso, então, realize essa lógica’, de como os dispositivos interagem uns com os outros.
A Mozilla fornece um tutorial completo sobre como começar a construir sua própria smart house usando um Raspberry Pi. O que pode ser muito interessante, já que essa nova versão possui suporte de tipos de dispositivos adicionais, como plugs inteligentes, luzes reguláveis e coloridas, interruptores e sensores de vários níveis, e versões “virtuais” deles, caso você não tenha um dispositivo real, e também você consegue ter uma visão da planta baixa da sua casa para posicionar os dispositivos mais facilmente.
Referências










Eu estou cada vez mais apaixonado pelos Smart Homes. A ideia de eu mesmo montar isto do zero me seduz ainda mais.
Show, muito interessante o projeto! Pena que ainda não é possível utilizar a maravilhosa família do ESP8266!
Isso é muito legal, vou testar. Sabe se já conseguimos criar dispositivos customizados? tipo adicionar um ESP8266?
Oi Giovanni, pelo o que eu pesquisei acredito que ainda não é possível, mas como eles estão em desenvolvimento pode ser que eu breve esteja disponível.