Olá leitor, neste artigo trazemos a primeira parte do material referente aos instrumentos utilizados para medição de vazão, de forma que o conteúdo apresentado aqui irá abranger o princípio de funcionamento básico do medidor de vazão eletromagnético. Faz parte da série Instrumentação Industrial – Sensores, onde são abordados diversos sensores para medição de temperatura, pressão, nível e vazão.
O princípio de operação de um medidor de vazão eletromagnético tem como base a lei da indução eletromagnética de Faraday, que por sua vez estabelece que, quando ocorre a movimentação de um condutor através de um campo magnético, uma tensão é induzida no condutor em questão.
Na lei de Faraday, a tensão induzida depende das velocidades relativas entre o condutor e o campo, do comprimento do condutor, do campo magnético ao qual este está submetido bem como o ângulo com o qual a interação entre condutor e campo ocorre. Logo, se um condutor de comprimento L move-se com uma velocidade V perpendicular a um campo magnético B, uma tensão será induzida entre os extremidades do condutor. O valor da tensão pode ser expresso por:
[math]\Large{E=BLV}[/math] (eq. 1)O campo magnético é produzido através de bobinas localizadas no ponto adequado para a formação do campo desejado e estas são excitadas de acordo com o tipo do medidor. Para realizar a medição da vazão é imprescindível que o fluido que atravessa a tubulação (cuja vazão quer ser determinada) tenha um certo nível de condutividade. Para colher a tensão induzida são utilizados dois eletrodos colocados diametralmente opostos em um plano perpendicular ao do campo magnético gerado.
Sabendo que a relação entre a vazão e a velocidade do fluido no tubo é dada por:
[math]\Large{Q=AV}[/math] (eq. 2)E a área da seção transversal da tubulação é dada por (considerando que o formato da tubulação seja cilíndrico):
Juntando as equações (2) e (3) temos:
[math]\Large{A=\pi * r^{2} =\pi * (D^{2}/4)}[/math](eq. 3)Recorrendo agora à equação (1), pode-se concluir que:
[math]\Large{E=BLV}[/math], onde [math]\Large{L=D}[/math] (distância entre os eletrodos e diâmetro da tubulação)Utilizando a equação (4), pode-se determinar a vazão procurada como sendo:
[math]\Large{Q=(\pi * D/4B)E}[/math] (eq. 4)Geralmente em muitos manuais, o fabricante inclui uma constante multiplicando os fatores presentes na equação (1) para eventuais ajustes em virtude do instrumento utilizado.
Bom, esta foi a primeira parte do nosso conteúdo voltado para a utilização de medidores de vazão eletromagnéticos. Na parte seguinte falaremos um pouco sobre os tipos existentes dos mesmos. Esperamos que você tenha gostado deste conteúdo, sinta-se à vontade para sugestões, críticas ou elogios. Deixe seu comentário abaixo.






Bom dia Daniel, tudo bom?
Estou estudando instrumentação para minha fábrica de cosmético, sabe me dizer se medidor de vazão eletromagnético funciona bem para Shampoo e/ ou condicionador? Saberia me falar também se o fluxo tem que ser constante para funcionamento ou se ele lê com precisão mesmo que o fluxo seja cortado e reiniciado com frequência?
Grato,
Rodrigo
EM UM MEDIDOR DE VAZÃO QUE COSTUMA FAZER A LEITURA DO PROCESSO DE 200HL/H, UM CERTO DIA PASSOU A INDICAR 100HL/H.QUAIS PROBLEMAS PODEMOS TER NO MEDIDOR , SABENDO QUE FUNCIONAMENTO DO MESMO É ELETROMAGNÉTICO E QUE A VAZÃO REAL É 200HL/H?
Vanessa, esta informação eu não tenho condições de te dar, infelizmente!
Muito interessante acho que o mesmo princípio eletromagnético foi empregado em um correntômetro da Valeport. No caso o correntômetro é lançado de um navio e mede a velocidade da correnteza estando o barco parado.