Diariamente lidamos com leituras técnicas, principalmente, de datasheets, reference manuals e application notes, porém as vezes se faz necessário uma abordagem mais profunda quando se trata de microcontroladores, sistemas embarcados e projetos eletrônicos. Assim gostaríamos de fazer menção a algumas referências técnicas, as quais podem ser úteis diante da situação do leitor, ou seja, entendimento de alguma arquitetura de um microcontrolador como, por exemplo, de um ARM, projetos envolvendo Arduino, programação em Python, cenários de testes e também algumas referências a projetos prontos, os quais podem despertar a criatividade, solucionar um problema ou agregar o projeto. Deste modo, apresentamos a seguir algumas sugestões de livros para sistemas embarcados:
1. Professional Embedded ARM Development
Este livro foi escrito por James A. Langbrigde e seu lançamento ocorreu em 2014, aborda desde como foi idealizada a arquitetura ARM, passando pela versão da arquitetura, diferenças entre Cortex M e A, RISC, compiladores, arquitetura ARM (Registers, Stack, Internal RAM e Cache), conceitos de modos de operações, “Hello World” utilizando alguns kits apresentados, conjunto de instruções Thumb e a tecnologia Thumb-2, uma revisão do Assembly, o NEON, o que é Debugging e alguns opções de Debbugers.
Idioma: Inglês
Autor: James A. Langbrigde
Ano: 2014
2. The Definitive Guide to ARM® Cortex®-M3 and Cortex®-M4 Processors
Este livro é do autor Joseph Yiu, cujo lançamento ocorreu em 2014. Aborda a família “M”, passando é claro pelo ARM Cortex M3 e M4, além de suas diferenças. Aborda as vantagens em utilizar essa família (lower power, perfomance, code density, debug features, OS support, software portability and reusability, etc), também aborda a arquitetura ARM, alguns kits de desenvolvimento, CMSIS, conjunto de instruções (Instruction Set), memória do sistema (Memory Sistem), Exceptions e Interrupts, Unidade de Proteção à Memória (MPU), operações com ponto flutuante, introdução às características de debug e trace, criação de projetos com Keil, IAR e GNU Compiler Collection, abordagem de sistemas operacionais embarcados (RTX, CMSIS-RTOS, etc), Cortex-M4 e aplicações DSP, uso da biblioteca CMSIS-DSP, além de tópicos avançados.
Idioma: Inglês
Autor: Joseph Yiu
Ano: 2014
3. Making Embedded Systems: Design Patterns for Great Software
Este livro é da autora Elecia White, cujo lançamento é de 2012. Aborda o desenvolvimento de sistemas embarcados e suas práticas, iniciando a partir de uma introdução a compiladores, linguagens e programação orientada a objetos, debugging, criação de uma arquitetura do sistema (diagrama de bloco, hierarquia de controle, vista por camadas), do diagrama à arquitetura (módulos encapsulados, delegação de “tasks”, driver interface – read, write, open, close e IOCTL), integração hardware/software, leitura de datasheets, testes do hardware, lidando com erros, gerenciando o fluxo de atividades, noções de sistemas operacionais, máquinas de estados, interrupções e como NÃO usar interrupções, whatchdog, tipos de comunicação entre periféricos, atualizações de códigos (Bootloader, construção do seu próprio atualizador, segurança e Linker scripts), espaço de código, RAM, velocidade, identificando operações lentas e rápidas, uso de algoritmos existentes, falsos números de ponto flutuante, reduzindo consumo de energia, entendo o consumo, “Apague a luz quando deixar a sala” e colocando o processador para “dormir”.
Idioma: Inglês
Autor: Elecia White
Ano: 2012
4. The Art of Application Performance Testing: Help for Programmers and Quality Assurance 1st Edition
Este livro é do autor Ian Molyneaux, cujo lançamento é de 2009, tem por objetivo introduzir conceito de testes em softwares, o por quê do teste, o que é perfomance e a perspectiva do usuário final, definindo a ferramenta de testes apropriada, definindo o ambiente de testes apropriado, assegurando que sua aplicação é estável o suficiente para esta ferramenta, processos de testes de perfomance, interpretando resultados, tipos de saída de um teste de perfomance, análises de causa raíz, etc.
Idioma: Inglês
Autor: Ian Molyneaux
Ano: 2009
Resolvemos colocar os links da www.amazon.com pois o site possibilita a visualização do índice, introdução e também alguns capítulos do livro (os primeiros).











Thanks for suggesting my book! I’m glad you liked it.
You are welcome! It is a amazing book!
Olá eder, vi na descrição que você trabalha na área de embarcados…Pois então, tenho 28 anos e sou técnico em eletrônica mas gostaria de fazer uma faculdade de eng eletrica/mecatrônica pra posteriormente trabalhar com embarcados, o problema é a idade, me formaria com 33 sem experiencia profissional alguma…isso pesa demais na hora da escolha?
Abraços!
Olá, tudo bem?
Não acredito que para trabalhar com embarcados você tenha que ser formado em engenharia, pois por experiência própria, comecei a me interessar por esta área e iniciei meus estudos sozinho, assim quando apareceu a oportunidade na empresa em que eu atuava, pude trabalhar com desenvolvimento. Tudo isso sem ser graduado ainda.
Assim, aconselho a estudar bastante, praticar esses conhecimentos adquiridos em embedded para quando a oportunidade “bater a sua porta”, você esteja pronto para trabalhar. Quanto a engenharia, faça e não se preocupe com a idade 🙂
vlw!