Motores Inteligentes Impulsionam a Próxima Geração de E-bikes

Transformar uma bicicleta tradicional em uma bicicleta elétrica (e-bike) antes significava apenas adicionar um motor ao quadro para fornecer assistência extra ao pedalar. Hoje, sistemas de motor mais inteligentes, baterias aprimoradas e feedback em tempo real do ciclista mudaram esse conceito. Tecnologias avançadas elevaram o desempenho das e-bikes, aumentando autonomia, qualidade e conectividade a novos patamares. No artigo desta semana, analisamos como esses novos projetos focam na inteligência do sistema, além da potência bruta do motor, oferecendo aos usuários uma experiência de pedal conectada, representando a próxima onda de tecnologia de mobilidade.

Motores Mais Inteligentes, Passeios Mais Suaves

As bicicletas elétricas modernas não dependem mais de um controle simples baseado em acelerador; pelo contrário, elas incorporam tecnologias de sensores e comunicação sem fio.

Os sensores de cadência estavam entre os primeiros tipos de sensores usados em e-bikes. Esses dispositivos simples e econômicos detectam a cadência de pedalada do ciclista e ativam a assistência do motor. No entanto, eles não medem o quão forte o ciclista está pedalando, portanto, oferecem uma sensibilidade limitada.[1]

Os sensores de torque, que agora são comuns em modelos de ponta, medem a força da pedalada do ciclista e ajustam a assistência do motor para criar uma experiência de condução mais suave e natural. Isso se traduz em mais ajuda ao subir ladeiras e menos energia desperdiçada em superfícies planas, tornando a experiência mais parecida com a de andar em uma bicicleta tradicional, mas mais fácil. Além disso, como a assistência ao pedal é ativada apenas quando necessário, a energia da bateria pode ser conservada.

Sistemas Inteligentes de Gerenciamento de Bateria

O gerenciamento cuidadoso da bateria é essencial para aproveitar ao máximo os motores das e-bikes modernas. Sistemas avançados de gerenciamento de bateria (BMSs) protegem os caros pacotes de bateria de íon-lítio (Li-ion), prolongando sua vida útil e mantendo os ciclistas seguros.[2]

Designs modernos de BMS monitoram tensões e temperaturas de células individuais, equilibram a carga entre as células e evitam condições como sobrecarga ou descarga profunda. Alguns sistemas até se comunicam com os controladores do motor e ajustam o desempenho com base na saúde da bateria ou na temperatura ambiente.

A incorporação de circuitos integrados (ICs) de monitoramento de bateria e plataformas modulares de BMS simplifica o processo de design, tornando mais fácil construir sistemas de energia compactos e confiáveis nos quadros de e-bikes mais finos vistos hoje.

Mas não são apenas melhorias de hardware que estão em alta nas e-bikes atuais. Este meio de transporte está se tornando mais inteligente ao se assemelhar aos sistemas conectados de veículos modernos.

Conectividade no Seu Pedal

A conectividade tornou-se um elemento essencial na tecnologia das e-bikes. Módulos sem fio, aplicativos móveis e rastreamento por GPS estão se tornando recursos padrão.

Os sistemas conectados permitem que os ciclistas monitorem velocidade, autonomia e progresso. Alguns aplicativos vão ainda mais longe, permitindo que os ciclistas atualizem o firmware sem fio, recebam alertas de manutenção ou rastreiem sua bicicleta caso ela desapareça. Os módulos Bluetooth® de baixo consumo, as plataformas de Internet das Coisas (IoT) e as ferramentas de nuvem estão ajudando as e-bikes a se manterem úteis mesmo quando não estão ativas (Figura 1).

Figura 1: O monitoramento em tempo real por meio de sensores de torque e outras tecnologias de conectividade garante que o motor responda instantaneamente à interação do ciclista, otimizando tanto o desempenho quanto a eficiência da bateria. (Fonte: AhmadTriwahyuutomo/stock.adobe.com; gerado com IA)

Esses recursos conectados criam novas oportunidades para os fabricantes, como perfis de condução personalizados, diagnósticos remotos ou até mesmo serviços de assinatura vinculados a dados de condução.

Os Produtos Mais Recentes para os Seus Projetos Mais Recentes®

Para atender às necessidades de aplicações de controle de motor de e-bikes, os microcontroladores NXP Semiconductors S32K37 e S32K39 fornecem dois cores Arm® Cortex®-M7 em split-lock e um par de cores Cortex-M7 em lockstep, rodando a 320MHz. A variante S32K39 inclui dois coprocessadores de controle de motor e modulação por largura de pulso (PWM) de alta resolução NanoEdge™, suportando o controle do inversor de tração. Ambas as variantes incluem um processador de sinal digital (DSP) CoolFlux e até 69 entradas analógicas externas por meio de sete conversores analógico-digitais de registro de aproximações sucessivas (SAR ADCs), tornando-os ideais para monitorar tensões e temperaturas de células de bateria em aplicações BMS de e-bikes.

Conclusão

O desempenho mecânico não é a única consideração na próxima geração de e-bikes. Sistemas inteligentes que incluem sensores de torque, BMS inteligente e ecossistemas de condução conectados estão estabelecendo novas expectativas para o desempenho do passeio e a confiabilidade a longo prazo. As oportunidades não se resumem apenas a construir bicicletas mais rápidas, mas sim mais inteligentes e mais adaptáveis.

Fontes

Artigo escrito por Mouser Electronics e publicado no blog da Mouser Electronics: New Tech Tuesdays: Smart Motors Power the Next Wave of E-bikes 

Traduzido pela Equipe Embarcados. Visite a página da Mouser Electronics no Embarcados

Comentários:
Notificações
Notificar
0 Comentários
recentes
antigos mais votados
Inline Feedbacks
View all comments
Home » Hardware » Motores Inteligentes Impulsionam a Próxima Geração de E-bikes

EM DESTAQUE

WEBINARS

VEJA TAMBÉM

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Talvez você goste: