A Arduino Zero, que foi anunciada em maio de 2014, passou por um update e foi listada como disponível no site arduino.org como Arduino Zero Pro. Ela é bem parecida com a Arduino Zero listada no site arduino.cc, ainda com a descrição “COMING SOON”. A Arduino Zero foi apresentada aqui no site por Thiago Lima ano passado. Note os domínios diferentes para os sites. Para entender mais sobre o que está acontecendo, leia o artigo no blog BR-Arduino.
A figura 1 exibe lado a lado as duas placas:
Figura 1 – Arduino Zero vs Arduino Zero Pro
As características da Arduino Zero Pro são praticamente as mesmas apresentadas na Arduino Zero:
- Microcontrolador – Atmel ATSAMD21G18 32 bits núcleo ARM Cortex M0+, 32 KB de SRAM, 256 KB de FLASH, mais de 16 KB de EEPROM por emulação com 48 pinos e encapsulamento LQFP;
- Opera a 48 MHZ;
- 14 pinos digitais , com 12 PWMs e UART;
- 6 entradas analógicas sendo 5 de 12 bits e uma de 10 bits;
- 2 portas USB micro;
- Debugger integrado – Atmel Embedded Debugger (EDBG) e JTAG.
As dimensões físicas e disposição dos componentes são praticamente os mesmos, porém olhando mais perto nota-se que a Arduino Zero Pro possui capacitores maiores e que um dos cristais foi trocado por uma versão SMD. Talvez essas mudanças aconteceram devido a testes realizados na Arduino Zero.
O esquemático assim como os arquivos da placa estão disponíveis para download no site arduino.org.
As duas placas são bem semelhantes e a grande novidade é o anúncio de um produto na arduino.org dando continuidade ao processo de separação em duas empresas distintas.
Posteriormente faremos um review completo dessa placa, e espero que já tenhamos uma em mãos.
E você leitor o que achou dessa placa? E o processo de separação do Arduino em duas empresas? Qual será o impacto desse processo na comunidade Arduino?
Saiba mais
Referências
Arduino X Arduino: Entenda a briga judicial e de mercado entre os co-fundadores do projeto






A arduino sempre inventando placas iguais. Põe um pwm lança uma placa. Tira um pwm, lança outra placa. Na real que poderia ficar só com meia dúzia de modelo, o resto é encheção de linguiça.