A Atmel lança neste fim de semana um novo shield Arduino na Maker Faire de Nova York e seu principal objetivo, claro, é conectar os Arduinos à Internet. O nome dele é Arduino Wi-Fi Shield 101, que promete popularizar ainda mais experiências com Arduino que precisam se conectar à rede Wi-Fi de forma simples e descomplicada. E, claro, disponibilizam esse shield completamente Open Source.
O shield Wi-Fi vem com um controlador wireless da Atmel, o controlador de rede 802.11b/g/n ATWINC1500, parte da familia de controladores da Atmel SmartConnect. A placa também inclui um dispositivo que permite Autenticação Criptografada por hardware no acesso à rede.
O controlador de rede sem fio se conecta via comunicação SPI ao Arduino. Pode, então, se conectar os pinos 11, 12 e 13 do Arduino UNO ou aos pinos 50, 51 e 52 do Mega. Em ambas as placas, o pino 10 é usado como Slave Select (no Mega o pino 53 não é usado e deve ser colocado em nível alto e em ambas as placas o pino 7 não deve ser utilizado – ele serviria de handshake entre as placas).
Ainda não há previsão para disponibilização dessa placa para o mercado, mas em breve os makers e fãs do Arduino poderão conectar seus arduinos à rede Wi-Fi com mais essa placa. No entanto, a biblioteca de software para acesso ao módulo já esta disponível e os interessados podem dar uma conferida no link, que é bem semelhante à biblioteca ethernet. Essa biblioteca já suporta WEP e WPA2 Personal encryption e está sendo construída.
O que acharam desse novo shield? Deixem seus comentários.








Thiago achei muito massa, é bom ver que as opções de shields para Arduíno só aumentam e consequentemente as aplicações também se expandem!
Você tem ideia de preço do shield?
Tem ipv6 ou n ?