O termo IoT “Internet das Coisas” vem do inglês “Internet of Things” e faz menção à atual revolução tecnológica aonde cada vez mais itens usados em nosso cotidiano se conectam à internet. Já é possível observar o surgimento de eletrodomésticos, óculos, relógios, meios de transporte e até mesmo itens como tênis, luminárias e interfones, dentre vários outros, com funcionalidades que envolvam a conexão com rede e internet, podendo ser acessados de computadores e smartphones.
Módulos e Plataformas para IoT (Internet of Things)
Seguindo a tendência dessa nova onda de Internet of Things, começamos a observar o surgimento gradativamente maior de placas e módulos voltados para essa aplicação. Sistemas com Linux embutido (ou com suporte a algum RTOS), conectividade com WiFi e alguns GPIOs disponíveis são algumas características quase constantes, salvo algumas exceções. E nessa nova tendência fatores como tamanho reduzido e baixo consumo elétrico são mandatórios para o sucesso da aplicação.
VoCore
Um dos destaques de módulos para Internet of Things fica para o VoCore, também chamado de “O computador com Linux do tamanho de uma moeda com WiFi”. O projeto VoCore começou através de crowdfunding por meio do portal IndieGogo (disponível em https://www.indiegogo.com/projects/vocore-a-coin-sized-linux-computer-with-wifi), e partindo de uma premissa inicial de $ 6.000 para viabilizar o projeto, alcançou a marca de $ 116.237. Ainda bem, é um projeto sério que mantém feedback constante aos “patrocinadores”, e agora possui seu site próprio Vonger.
Basicamente, a plataforma VoCore consiste em:
- SoC Ralink RT5350, de arquitetura MIPS e frequência de 360MHz, com WiFi embutido;
- Sistema Operacional Linux OpenWRT;
- 8MB de memória Flash SPI;
- 32MB de memória SDRAM;
- Interfaces como 10/100M Ethernet, USB, UART, I2C, I2S, PCM, JTAG e 20 GPIOs;
- Mede 25mm x 25mm;
- Preço de $ 20,00 pelo crowdfunding no IndeGogo;
- Consumo de energia: Cerca de 200mA a 210mA (durante eventos como Ping).
O VoCore está disponível em uma placa simples, contendo os elementos essenciais, como mostrado abaixo:
No próprio site do crowdfunding, o projetista já apresenta algumas possibilidades de uso com o VoCore, tais como:
- Robô móvel controlado com câmera;
- Roteador VPN portátil;
- Alto-falante portátil;
- Conversor WiFi-TTL para interface com microcontroladores como o Arduino.
Para se ter uma noção da placa em geral e de seus pinos GPIO, de comunicação e alimentação, segue o esquemático adiante.

E também há a opção de pedir o VoCore com o Dock, que possui USB Host e Ethernet, tornando possível o acesso físico aos componentes já presentes para conectividade com rede cabeada e dispositivos USB tais como câmeras, pendrives, modems 3G, impressoras, scanners e outros.
O projetista já está fazendo até mesmo cases para o VoCore + Dock, como mostrado abaixo. Reparem no tamanho comparado à uma moeda.
AsiaRF AWM002
Outra alternativa contendo um SoC com suporte à WiFi e capaz de executar o sistema operacional Linux é o AsiaRF, disponível nas versões AWM002 e AWM003, desenvolvido diretamente pela empresa AsiaRF.

Apesar de ser uma empresa já fundamentada com 10 anos de experiência em WiFi, o projeto AsiaRF AWM002 foi submetido à uma campanha de crowdfunding no site IndieGogo, com um preço base para acesso ao dispositivo de $15.
Basicamente, a intenção da AsiaRF era obter fundos para conseguir produzir um lote de placas para validação frente às certificações FCC e CE, o que eles conseguiram, dado o fato de que a campanha arrecadou $ 7.386 dólares, de um objetivo inicial de $ 6.000 dólares.
Assim como o VoCore, também há a opção de um Dock que permite o acesso às conexões Ethernet e USB Host do dispositivo.

Suas características principais são:
- SoC Ralink RT5350 (basicamente o mesmo do VoCore), rodando a 360 MHz e com suporte a WiFi 802.11n
- Versão AWM002 – 32 MB de RAM;
- Versão AWM003 – 64 MB de RAM;
- Linux OpenWRT;
- Armazenamento: 8 MB de memória NAND Flash;
- Suporta criptografias WEP, WPA, WPA2 com TKIP, AES e WPS;
- Funciona como Cliente WiFi e faz conexões Ponto-a-Ponto;
- Alimentação 3.3V;
- Dimensões: 25mm x 35mm;
- Preço $ 15,00 (IndieGogo – modelo AWM002).
E assim como na campanha do VoCore, a página da campanha do AsiaRF no IndieGogo cita algumas possibilidades com o módulo:
- Câmera IP com WiFi;
- WiFi Walkie-Talkie;
- Alto-Falante WiFi;
- Estação 3G;
- Servidor de Impressão;
- Servidor de armazenamento de dados na nuvem.
Existe a opção de adquirir o módulo com uma placa base, o chamado Evaluation Kit, em que a placa permite acessar diretamente os GPIOs, conexões USB e Ethernet presentes no AsiaRF AWM002 ou AWM003.











Muito bom o artigo!
Bom dia a todos, muito bom artigo, não fazia ideia da quantidade de sistemas em desenvolvimento para IoT. Queria saber se há alguma documentação ou padrão que especifique um sistema IoT, procurei no site da Intel, mas não encontrei um documento específico.
Pelo que vejo nos artigos, os requisitos principais são conexão WiFi, LowPowerSelf, Linux/RTOS, GPIO … seria isso mesmo André Curvello?
Grato!
Olá Mario Wilson, Então… Basicamente, o que o pessoal tem considerado como IoT é qualquer componente eletrônico com conectividade à internet, podendo ser cabeado ou WiFi (sendo que WiFi é a maior tendência), capaz de receber e/ou enviar dados e comandos pela rede, com o diferencial de possuírem tamanho e consumo de energia reduzidos. Então, sim, seus requisitos estão certos 😉 Temos algumas plataformas com RTOS, como o CC3200 da Texas e placas como a RL74G14 com Micrium da Renesas, ou até mesmo baremetal, mas Linux Embarcado tem-se mostrado cada vez mais predominante, principalmente dado o preço baixo de SoCs… Leia mais »
Olá Daniel,
Sobre o ESP8266, xWiFi e até mesmo o WRTNode, falarei deles na Parte 2 desse artigo!
Abraço!
Muitas coisas estão surgindo por ai. Vale a pena ficar de olho.
Segue outros módulos interessantes de WiFi especificamente.
ESP8266 – https://nurdspace.nl/ESP8266 e uma aplicação https://zeflo.com/2014/esp8266-weather-display/
xWiFi – https://www.indiegogo.com/projects/xwifi-a-fingertip-sized-wifi-module-open-source
MT7681 – https://hackaday.com/2014/09/07/more-wifi-modules-for-iot-madness/
Na parte 3 da minha sequência irei abordar esses caras, por exemplo!
Até lá!
muito bom!