ÍNDICE DE CONTEÚDO
O Yocto Project é o sistema de construção de distribuições Linux Embarcado que mais evolui atualmente. O projeto é encabeçado pela The Linux Foundation e conta com a contribuição de diversas empresas como: Intel, Wind River, Dell, Texas Instruments, Freescale, Huawei e LG Electronics. Seguindo o cronograma fiél da Yocto Project, foi lançado no dia 29 de Abril de 2016 a versão Yocto 2.1 Krogoth.
O que teremos no Yocto 2.1 Krogoth
Novos Recursos / Melhorias
- Linux kernel 4.4 (e 4.1 LTSI [Long Term Support Initiative]);
- gcc 5.3;
- glibc 2.23;
- udev atualizado para eudev 3.1.5;
- Suporte completo para construção da Library C MUSL com tamanho otimizado;
- Adicionado módulo npm para BitBake e correspondente suporte à classe OE-CORE (necessita receita nodejs separado);
- libexecdir revertido para ${prefix}/libexec.
Toaster Melhorias
- Customização de imagem: Toaster agora permite que você crie suas próprias imagens personalizadas, modificando o conteúdo dos pacotes já existentes. Toaster fornece informações de dependência para facilitar adição e remoção do pacote, constrói suas imagens personalizadas, e gera uma receita (.bb) que você pode baixar;
- Configurações isoladas de projetos: Toaster agora cria uma pasta de compilação separada por projeto, evitando construir falhas causadas pela reutilização de artefatos de construção intermediários;
- Cancelar construção pela interface web: Agora você pode cancelar as compilações pela interface web Toaster com um único clique;
- Suporte para a construção de duas versões estáveis: Yocto Project 2.1 “Krogoth” e Yocto Project 2.0 “Jethro”, e/ou o OpenEmbedded Jethro e branches krogoth. Toaster também constrói o branch de desenvolvimento (master).
Melhorias para devtool
- Novo subcomando “edit-recipe” para editar rapidamente receitas criadas;
- Novo subcomando “configure-help” para fazer a configuração de argumentos mais fáceis;
- build-image: permite especificar pacotes para adicionar à imagem;
- search: valor de resumo de impressão ao lado do nome da receita;
- Suporte para nova npm fetcher/class;
- Suporte para módulos do kernel de fora da árvore (out-of-tree);
- Extração de Nome/versão de filename, github/bitbucket URLs e build scripts;
- Extrato SRC_URI de repositórios git locais;
- Melhoria na detecção de licença.
Melhorias para Bitbake
- Adicionado suporte para descompactar arquivos 7-Zip;
- Permite BBMASK para conter múltiplas expressões regulares;
- Melhorias e novos recursos com WIC;
- Permitir substituir de modo fácil dependências do busybox com outro provedor (exemplo: toybox);
- Diretórios .debug agora são empacotados automaticamente nos pacotes -dbg;
- linux-yocto: Adicionado recurso overlayfs;
- linux-yocto: Adicionado recurso tmpfs-posix-acl;
- Novos recursos para autotools, udev-extraconf, iproute2, busybox e libarchive.
O Software UPDater – swupd
Swupd fornece uma nova maneira de adicionar a funcionalidade para a atualização de um sistema operacional baseado em Linux. swupd utiliza tecnologia binary-delta para atualizar de forma eficiente apenas os arquivos que foram alterados entre as atualizações do SO. Isto significa que as atualizações são pequenas, resultando em downloads rápidos, e rápido para se aplicar. swupd é disponibilizado como uma camada meta-swupd separado ao lado do Yocto Project 2.1 Krogoth. Mais detalhes de como utilizar o swupd acesse Meta-swupd.
Além disso vale a pena conferir as novas versões dos pacotes/programas atualizados em Updates e os patchs de segurança de aplicações CVE em Security Fixes.
Tivemos grandes mudanças no Toaster e que proporciona novos recursos para manipular e criar receitas e imagens, no Bitbake e devtool. Para mais informações e detalhes acesse YP Core – Krogoth 2.1.
Detalhes da nova versão do Yocto Project 2.1 podem ser encontrados aqui.
O Release Notes encontra-se aqui.
O que vem por ae? Em breve demonstraremos um build de uma imagem usando Yocto Project 2.1 Krogoth.
Referências
Não tive a oportunidade de testar ainda, mas foram mudanças muito importantes que facilitam muito o desenvolvimento.
Antigamente a geração de pacotes npm era bem trabalhoso, edit-recipe quebra um galho mesmo.
Bem legal , espero testar em breve.
Olá Caio. Ainda não tenho parâmetros sobre esta versão, estou construindo uma imagem hoje para um i.MX6. Depois quero verificar o Toaster e os novos recursos do devtool.
Em breve publicarei mais informações e um build com alguma placa 😉