ÍNDICE DE CONTEÚDO
Professor: Alessandro Cunha – Field Application Engineer at AVNET Inc.
Datas: 05/04, 07/04, 12/04, 14/04
Horário: 19:00 as 20:00h
Carga Horária: 8 h – Divididos em 4 encontros de 1h (Ao vivo) e 4 horas de estudos assíncronos na plataforma de cursos de Embarcados (Acesso por 1 mês)
Todos os participantes receberão gratuitamente um exemplar do livro: Desenvolvendo Projetos Eletrônicos no Brasil:
Tópicos que serão abordados no treinamento:
1 – PRINCIPAIS PROBLEMAS EM PROTÓTIPOS E POC: Arduino, Raspberry Pi e diversas outras placas famosas de mercado não são montadas com o objetivo de se tornarem produtos de escala industrial. Faremos uma seleção dos principais problemas já detectados em campo quando uma placa de desenvolvimento é transformada em produto sem nenhum cuidado prévio com o ambiente onde ela será utilziada.
2 – ROBUSTEZ E REPETIBILIDADE EM AMBIENTES INDUSTRIAIS: uma variação na energia elétrica causada pela partida de um motor de indução pode ser o suficiente para queimar uma placa de protótipo que não tenha tido as devidas proteções implementadas. Quais são os principais aspectos e normas de robustez e repetibilidade exigidas por diversos ambientes industriais e quais são os componentes eletrônicos que podem ajudar a atingir esses graus de proteção.
3 – ESQUEMÁTICO E PCB COM PROTEÇÕES PARA AMBIENTES INDUSTRIAIS: existem algumas dicas muito interessantes e importantes que iremos abordar neste tópico para quem vai fazer o esquema elétrico e a placa de circuito impresso com foco em aumentar a proteção e a robustez do equipamento em ambiente industrial.
4 – DESAFIOS DA PRODUÇÃO EM LARGA ESCALA: quantas unidades você pretende fazer de seu produto? É diferente montar 100 unidades do seu produto e montar 10 mil unidades de seu produto? Dicas e sugestões sobre a montagem em linha de produção de sistemas embarcados. Prazos e preços típicos de montagens no Brasil e no Exterior.
5 – ANALISE DE EXEMPLOS E SUGESTÕES DE EXERCÍCIOS PÓS TREINAMENTO: vou trazer alguns exemplos de montagens e projetos feitos no Brasil e no Exterior, bem como fazer a sugestão de alguns exercícios para serem feitos pelos alunos após o treinamento.
Público Alvo:
Alunos e estudantes de cursos técnicos, tecnólogos, engenharias das áreas de eletrônica, eletrotécnica, telecomunicações, mecatrônica e afins. Profissionais trabalhando em empresas que desenvolvem sistemas embarcados. Hobistas que se envolvem com Arduino, Raspberry Pi e outros hardwares para o mercado maker.
Vantagens de fazer o treinamento com o Embarcados
- Professores qualificados e com experiência no mercado;
- Tire suas dúvidas ao vivo;
- Assuntos atuais e relevantes para o mercado;
- Certificado
Sobre o professor
Alessandro Cunha é engenheiro eletricista.
E um apaixonado pelo que faz.
Trabalhou com telecomunicações entre 1994 e 2006. Neste período acompanhou a implantação dos sistemas de telefonia móvel celular no Brasil, atuando diretamente em testes, instalações e configurações dos sistemas analógicos (1G), 2G e 3G. Quando o 4G chegou ao país já não atuava mais nesta área.
Trabalha com sistemas embarcados desde 1998, ano em que fez a sua primeira consultoria de projeto com um microcontrolador 8051 da Intel (MCS-51).
Foi professor em diversas instituições de ensino (SENAI, IBTA, USJT, etc.). Entre as inumeras aulas ministradas estão cursos de microcontroladores 8051, PIC, MSP430, ARM Cortex M3 e de processadores ARM Cortex A9. Turmas de Telecomunicações, Redes de Computadores, Eletrônica Básica, Analógica, Digital, Máquinas Elétricas, entre tantas outras cadeiras dos cursos técnicos, tecnólogos e de engenharia foram abordadas desde 2002.
Foi Diretor de Tecnologia da TECHtraininG Engenharia e Treinamentos entre 2008 e 2016. Neste período teve a oportunidade de ministrar treinamentos em mais de 100 cidades diferentes pelo Brasil a fora, atingindo a mais de 5000 alunos. Inúmeras empresas contaram com treinamentos IN COMPANY durante este período. Atuava também como uma Design House, fazendo projetos e consultorias em sistemas embarcados.
Entre maio de 2018 e agosto de 2019 foi Coordenador de Inovação e Tecnologia no LICEUTECH, área de cursos de aperfeiçoamento dentro do Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo.
Atualmente é FAE na AVNET do Brasil LTDA, onde dá suporte técnico a diversas empresas de alta tecnologia e grande volume de produção em todo o Brasil.