A Internet das Coisas (IoT) está se expandindo rapidamente, com a adição diária de milhões ou até dezenas de milhões de novos dispositivos. A maioria desses dispositivos IoT faz uso de um ou mais protocolos de comunicação sem fio, e, em especial, os dispositivos IoT situados na borda geralmente funcionam com baterias pequenas e econômicas. Devido a esse rápido crescimento da IoT e sua ampla aplicação em diversos setores verticais (como cidades inteligentes, veículos conectados, fábricas automatizadas, agricultura de precisão, IoT na área de saúde, entre outros), muitas empresas estão adaptando produtos existentes para atender a essas aplicações de IoT e desenvolvendo novos produtos que, anteriormente, eram impraticáveis ou economicamente inviáveis.
Exemplos de Aplicações
Além das oportunidades econômicas lucrativas, muitas empresas estão percebendo o potencial que o IoT tem para ajudar as pessoas, reunindo quantidades cada vez maiores de dados e analisando esses dados para detectar e responder a problemas antes que eles saiam do controle.
Como acontece com qualquer nova tecnologia, a IoT possui muitas considerações técnicas que devem ser devidamente compreendidas e levadas em conta para entrar no mercado rapidamente e satisfazer os clientes ao longo do tempo. As considerações são muitas, mas geralmente se enquadram em cinco categorias conhecidas como as “5 C’s + 1 C da IoT”. As primeiras cinco C’s são:
- Conectividade
- Continuidade
- Conformidade
- Coexistência
- Cibersegurança
Cada uma dessas considerações é importante e tem seus próprios desafios de projeto, implementação, verificação e teste. Ao contrário de um típico teste escolar, em que acertar quatro entre cinco pode ser suficiente para passar, errar apenas uma das cinco C’s pode destruir as chances de sucesso comercial de um dispositivo ou interromper a viabilidade econômica de um projeto de IoT.
Além das cinco C’s, há uma sexta C que você deve considerar, que é a experiência do cliente. Seu usuário final provavelmente vivencia sua aplicação por meio de software, e esse software pode estar em um PC, tablet, smartphone, quiosque ou outro dispositivo. Além disso, os dispositivos provavelmente executam uma variedade de sistemas operacionais, nenhum dos quais está sob seu controle direto. Portanto, você deve garantir que seu software seja confiável e responsivo em uma ampla variedade de plataformas.
Para aprender como minimizar riscos e maximizar a chance de que seu dispositivo e aplicativo agradem aos usuários e tenham sucesso na IoT baixe o ebook The 5 C’s + 1 of IoT disponível para download em:
Contato da Newark no Brasil
Para mais informações e adquirir componentes contate a LATeRe , representante da Newark, pelo Telefone (11) 4066-9400 ou e-mail: [email protected]
* Texto baseado ebook The 5 C’s + 1 of IoT da Keysight e adaptado pela Equipe Embarcados