ÍNDICE DE CONTEÚDO
- Br.ino – Programar nunca foi tão fácil
- Primeiro projeto no Br.ino
O Arduino possui um LED que está conectado ao Pino 13, em sua placa. Os pinos são Entradas e Saídas eletrônicas do Arduino. Eles são controlados por meio de códigos e são fundamentais para qualquer projeto. Também conhecidos como portas, os pinos são as ferramentas utilizadas para entender o ambiente, por meio da entrada de sinais, ou para atuar sobre ele, por meio da saída de sinais.
Nesta atividade, o Pino 13 será ligado e desligado intermitentemente para que o LED da placa pisque em um intervalo de tempo definido. Em seguida, será conectado um LED externo ao Arduino, controlado por meio do mesmo algoritmo.
O Código
Siga as instruções a seguir para programar seu projeto:
1) Abra a IDE do Br.ino, crie um novo projeto e digite o código a seguir:
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 |
// Projeto 1 – Piscar Numero pinoLed = 13; Configuracao(){ Pino.definirModo(pinoLed, Saida); } Principal(){ Pino.ligar(pinoLed); esperar(2000); Pino.desligar(pinoLed); esperar(2000); } |
2) Conecte seu Arduino ao computador.
3) Abra as ferramentas da IDE e selecione a porta e a placa que você está utilizando.
4) Clique em “Verificar e Carregar”.
OBS: se uma janela solicitando o nome do rascunho aparecer, insira “Piscar”, clique em “OK”.
Espere até o log da IDE (área embaixo do editor) mostrar que o rascunho foi compilado e carregado.
OBS: caso ocorra qualquer erro, verifique o seu código, a placa e a porta serial selecionados.
Depois de carregado, observe o LED da sua placa acender por dois segundos e depois desligar também por dois segundos.
Analisando o código
A primeira linha do código é:
1 |
//Projeto 1 – Piscar |
Essa linha é apenas um comentário com o nome do projeto. Ela será ignorada pelo compilador, mas é extremamente importante para a compreensão do código por seres humanos.
A linha seguinte é:
1 |
Numero pinoLed = 13; |
Essa linha cria uma variável do tipo Numero com o nome pinoLed para armazenar o número do pino em que o LED interno do Arduino está conectado.
Logo depois declaramos a função Configuracao:
1 2 3 |
Configuracao(){ Pino.definirModo(pinoLed, Saida); } |
A função Configuracao() é um dos métodos obrigatórios a todo rascunho Br.ino e é responsável por preparar o necessário para a execução da função Principal.
Neste caso, ela possui apenas uma instrução em seu bloco de código:
1 |
Pino.definirModo(pinoLed, Saida); |
Essa linha define o modo do pino do LED(pinoLed), que possui o valor 13, como Saida, ou seja, o Arduino irá emitir, quando ordenado, um sinal elétrico de 0 ou 5 Volts através do pino previamente definido. O método definirModo() do conjunto Pino tem como argumentos o número do pino e o modo, que pode ser Entrada ou, como neste caso, Saida. Depois de executar a configuração, o Arduino inicia o método Principal() que nesse rascunho é:
1 2 3 4 5 6 |
Principal(){ Pino.ligar(pinoLed); esperar(2000); Pino.desligar(pinoLed); esperar(2000); } |
A função Principal() é o segundo método obrigatório a todo rascunho Br.ino e será repetido enquanto o Arduino estiver ligado. Sua primeira linha é:
1 |
Pino.ligar(pinoLed); |
O método ligar do conjunto Pino liga o pino fornecido como argumento, no caso pinoLed, que definimos como sendo 13 no começo do código. Quando ligamos uma porta, enviamos 5 volts para ela, e quando desligamos, enviamos 0 volts.
É esperado que o led do Arduino acenda. A linha seguinte é:
1 |
esperar(2000); |
A função esperar é um método do Arduino que faz uma “pausa” na execução do código durante o número de milissegundos indicado entre os parênteses, no caso 2000, que equivale a 2 segundos.
Depois de esperar o tempo definido. o Arduino executa a próxima linha:
1 |
Pino.desligar(pinoLed); |
Se a função ligar fazia com que o pino ligasse, o método desligar faz o contrário e desliga o pino. Ou seja, essa linha irá enviar 0 V pelo pino digital pinoLed, fazendo o LED apagar. Depois disso o código apresenta outra espera de dois segundos e reinicia o método Principal, repetindo-o enquanto o Arduino permanecer ligado.
Agora, antes de demonstrar esse projeto utilizando um LED externo, listamos os materiais necessários para a montagem do hardware, ou seja, a parte física do projeto:
- Uma placa Arduino;
- Protoboard;
- Jumpers;
- LED;
- Resistor de 470 Ω (sequência de cores: Amarelo, Lilás, Marrom).
Montando o hardware
Primeiramente, reproduza o circuito abaixo, com seu Arduino desligado. Se necessário, consulte também o diagrama ou esquemático das ligações:
Analisando o hardware
O hardware montado para esse projeto é bem simples. Conectamos à porta 13 do Arduino um resistor de 470 Ω e, ao resistor, um LED que tem sua outra perna conectada ao Ground do circuito.
O resistor é utilizado para provocar uma queda de corrente e tensão no circuito, pois o Arduino envia, em cada porta, quando ligada, 5V de tensão e até 40 mA de corrente e seu LED geralmente utiliza uma corrente de 20 mA e uma tensão abaixo dos 3V.
Conclusão
A iniciativa Br.ino é, antes de mais nada, uma oportunidade. É a chance que muitos têm para descobrir um mundo novo de conhecimento, sem que barreiras como o idioma interfiram no seu aprendizado. Por isso, é muito importante que projetos de democratização da robótica, como linguagens de programação mais acessíveis, metodologias e materiais didáticos inovadores, conectem-se para o bem.
Saiba mais
Nova versão da IDE Arduino disponível
Como programar o Arduino com o Visual Studio Code e PlatformIO IDE