Painel debate Sistemas Embarcados em Evento em São José dos Campos

Leonel Perondi, diretor do Inpe, será o mediador do painel nesta sexta-feira;
evento reúne pesquisadores, professores, escritores, jornalistas e empresários

Pesquisadores, professores, escritores, jornalistas e empresários se reúnem em São José dos Campos, nos dias 12 e 13, para avaliar o cenário atual e promover a troca de ideias em busca do desenvolvimento do setor aeroespacial.

Entre os profissionais que participarão do IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação: Fomento à Cultura Aeroespacial, na sede da APVE (Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer), estão Ozires Silva, pioneiro da indústria aeronáutica brasileira, e Leonel Perondi, diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais).

Leonel Perondi mediará painel sobre sistemas embarcados

Perondi será mediador do painel “Sistemas Aeroespaciais Embarcados – Desafios”, que abordará a chamada Economia do Espaço. Participam do o Eng. Mário Niwa (DCTA/IFI), Eng. Geilson Loureiro (Inpe/LIT) e a jornalista especializada Shirley Marciano (Sindicato de C&T).

“O setor aeroespacial em nível global apresenta as características de um setor econômico emergente, que vem se formando a partir das aplicações de sistemas aeroespaciais, as quais, certamente, vão muito além da área de telecomunicações, abrangendo as aplicações em georeferenciamento, sensoriamento remoto e meteorologia”, destaca Perondi.

O engenheiro Ozires Silva irá compartilhar sua visão empreendedora e debater o futuro da aviação na palestra “O DNA do Futuro da Aviação”.

Eng. Ozires Silva, que fará palestra no dia 12 de agosto

“No mundo competitivo e global, a realização de projetos, com visões no futuro, tornou-se essencial, pois aqueles que encontraram os caminhos do sucesso certamente partiram de pontos de partida carregados com as sempre desejadas vantagens competitivas nas áreas em que atuam. Algumas ideias, com conteúdos abrangentes, sinalizam necessidades de mais mudanças e constituem elementos de começos e partidas, essenciais para tornar o futuro em realidade. Vence a competência”, afirma Ozires.

As palestras e painéis que vão debater o futuro do setor aeroespacial integram a programação do IV Encontro de Escritores e Jornalistas de Aviação: Fomento à Cultura Aeroespacial. O evento reúne em um mesmo espaço pessoas que fizeram a história aeroespacial brasileira e os profissionais que a preservam e a divulgam com seus livros e reportagens.

O Encontro também é uma oportunidade para os aficionados encontrarem escritores especializados e adquirirem títulos publicados sobre o assunto, além de usufruir de um momento único com os profissionais que fizeram e escreveram a história da aviação. Já confirmaram presença 30 escritores e jornalistas, que vão expor suas obras e conversar com o público. Eles ficarão à disposição dos leitores, na sede da APVE, das 10h às 17h30 nos dias 12 e 13 de agosto.

Três obras serão lançadas no evento: a jornalista Solange Galante lançará “A Ás”, Paulo Laux lança “90 anos da Aviação Comercial Brasileira” e o editor Carlos Lorch (Action Editora) lançará “Aeronaves Militares Brasileiras 1916-2015”, obra póstuma de Jackson Flores Jr.

Homenagem

Ao promover este evento, a APVE tem entre seus objetivos incentivar a preservação da história da aviação brasileira e homenagear escritores, jornalistas e personalidades que contribuem com o setor.