A Raspberry Pi Foundation está sempre evoluindo os seus produtos. A novidade agora é a nova placa Raspberry Pi Pico 2, sucessora da Raspberry Pi Pico (lançada em 2021).
Visualmente a nova placa é quase idêntica à anterior, a principal diferença é a troca do microcontrolador RP2040 pelo novo RP2350. A outra diferença é que a Flash agora é de 4 MB ao invés de 2 MB. O preço de lista da Raspberry Pi Pico 2 é US$5, contra os US$4 da versão anterior. Permanece o conector USB micro e continua ausente o botão de Reset.
Vamos examinar as diferenças entre o RP2040 e o RP2350. O código dos modelos já anunciam duas diferenças:
Ou seja, o novo modelo tem dois cores ARM Cortex-M33 no lugar dos Cortex-M0+. Isto significa maior capacidade de processamento, com suporte a ponto flutuante e instruções de DSP (digital signal processing).
Seminário Linux Embarcado 2024: Evento Presencial em São Paulo
Participe do Seminário Linux Embarcado 2024 em São Paulo. Conhecimento técnico, palestras, workshops e oportunidade de networking com profissionais experientes.
A outra mudança indicada no código é o aumento da RAM. De 264 kB para 520 kB.
Mas as mudanças são bem mais extensas, como pode ser visto no datasheet (https://datasheets.raspberrypi.com/rp2350/rp2350-datasheet.pdf):
- O clock dos cores subiu de 133 MHz para 150 MHz.
- Os cores ARM dispõe de um coprocessador para acelerar operações de ponto flutuante em dupla precisão.
- Um recurso muito usado do RP2040 são as PIOs (Programmable I/O), que fornecem máquinas de estado (pequenas CPUs) que rodam em paralelo com os processadores principais. As PIOs tem sido usadas para implementar protocolos seriais e paralelos com custo mínimo de desempenho dos cores e até mesmo a geração de vídeo VGA e DVI. O RP2040 possui duas PIOs, cada uma com quatro máquinas de estado. O RP2050 aumenta para três o número de PIOs, resultado num total de 12 máquinas de estado. Foram também feitos pequenos aperfeiçoamentos no conjunto de instruções das máquinas de estado.
- O consumo de energia foi reduzido de forma significativa, tanto na operação normal como nos modos de economia (sleep).
- É agora possível ampliar a RAM colocando uma QSPI PSRAM externa.
O RP2350 se destaca também pelos recursos de segurança, incluindo suporte à assinatura do firmware, memória interna gravável uma única vez (OTP) para armazenamento de chaves, aceleração para SHA-256 e um gerador de números realmente randômicos. Ele possui também um “coprocessador de redundância” para proteger contra tentativas de forçar falhas da operação dos processadores.
Além de tudo isso, o RP2050 possui um par extra de processadores. Estes processadores são RISC-V e podem substituir os processadores ARM. Em outras palavras, dos quatro cores disponíveis apenas dois podem ser usados. A substituição é feita através de um registrador que é consultado durante o processo de warm reset, portanto não dá para ficar chaveando a arquitetura durante o processamento normal. Algumas características de segurança e o acelerador para ponto flutuante de dupla precisão não podem ser usados com os cores RISC-V. Embora seja tecnicamente viável ter um sistema com dois cores de tipo diferente, isto é bastante complexo e não recomendado.
Os cores RISC-V seguem a especificação RV32I, com várias extensões. A implementação é a Hazard3 desenvolvida por um dos projetistas de hardware da Raspberry Pi em seu tempo livre, e totalmente aberta.
O novo microcontrolador está disponível em quatro variantes:
- RP2350A, em encapsulamento QFN60, com 30 GPIOs e sem memória Flash integrada (este é o usado na Raspberry Pi Pico 2).
- RP2354A, em encapsulamento QFN60, com 30 GPIOs e com uma memória Flash de 2 MB no mesmo encapsulamento.
- RP2350B, em encapsulamento QFN80, com 48 GPIOs e sem memória Flash integrada (este é o usado na Raspberry Pi Pico 2).
- RP2354B, em encapsulamento QFN80, com 48 GPIOs e com uma memória Flash de 2 MB no mesmo encapsulamento.
Como no lançamento da Raspberry Pi Pico, a Raspberry Pi Foundation trabalhou com outros fabricantes para o lançamento simultâneo de placas com o RP2350.
A disponibilidade generalizada e em volume vai ocorrer até o final do ano. Também até o final do ano deve ser lançada a Raspberry Pi Pico W 2 (com o mesmo módulo RF que a Raspberry Pi Pico W atual).
Novas versões do SDK oficial para C/C++ e do MicroPython foram liberadas hoje.
Aqui no Brasil a Maker Hero já está oferecendo a placa em pré-venda, com previsão de envio em 4/setembro/24.
Referência
https://www.raspberrypi.com/news/raspberry-pi-pico-2-our-new-5-microcontroller-board-on-sale-now