Como salvar mensagens MQTT em um banco de dados MySQL

mqtt

A maioria dos serviços que utilizamos na Web são fornecidos por aplicações com banco de dados. E-mail baseado na Web, compras online, fóruns e quadros de avisos, sites corporativos e portais de esportes e notícias são todos baseados em banco de dados.

Para construir um site moderno, você precisa desenvolver uma aplicação de banco de dados. O banco de dados MySQL é adequado para uma ampla variedade de casos de uso, incluindo aplicações de missão crítica, sites dinâmicos e como um banco de dados embarcado para software, hardware e dispositivos.

Muitas plataformas IOT, incluindo AWS, Google e IBM, suportam MQTT, mas a maioria dos brokers online, como Mosquitto, não pode armazenar mensagens recebidas em bancos de dados. A maioria das soluções consiste em assinar e receber todas as mensagens recebidas e, em seguida, armazenar as mensagens recebidas no banco de dados.

Figura: MQTT com banco de dados MySQL

Neste texto, você aprenderá como usar o EMQ broker para armazenar mensagens MQTT no banco de dados. Com o EMQ Broker você pode escrever plugins. Esses plugins podem ser usados ​​para tocar nas mensagens recebidas e enviadas com ‘ganchos’. Hooks são as funções que são chamadas quando um determinado evento ocorre.

Vamos começar criando uma nova instância do Ubuntu com o nome de instância EMQ no console da Amazon AWS. Depois que a instância for criada, atribua o endereço IP a essa instância.

Atualize grupos de segurança na AWS. Inclua a regra de entrada para dar acesso à porta na qual o broker MQTT será executado.

Agora abra o putty e acesse o Ubuntu no servidor AWS via SSH fornecendo o endereço IP atribuído à instância. O nome de usuário por padrão é Ubuntu.

Após o login, instalaremos o corretor EMQ. Digite os seguintes comandos para instalar a dependência e o broker

Assim que o corretor EMQ estiver instalado, podemos instalar o MySQL seguindo as etapas abaixo

Encontre a linha cgi.fix_pathinfo=1 e altere-a para cgi.fix_pathinfo=0

Configure o dreamfactory como mostrado na figura abaixo. O nome de usuário e a senha são dfadmin.

Descomente (remova o ##) as duas linhas:

##DB_CHARSET=utf8

e

##DB_COLLATION=utf8_unicode_ci

Responda aos prompts na tela para criar seu primeiro usuário administrador para o sistema

Copie e cole do arquivo anexado e saia do editor

Neste ponto, a aplicação dreamfactory está instalado. DreamFactory é uma plataforma de middleware de API REST de código aberto que fornece serviços RESTful para a criação de aplicativos móveis, web e IoT. Iremos para a instalação do banco de dados mySql e criaremos usuários para que a dreamfactory possa acessá-lo. Faça login no dreamfactory usando o nome de usuário e a senha padrão que são inseridos durante o processo de configuração. Temos que criar papéis que são permissões para dispositivos. Digite o endereço IP que é gerado no momento da criação da EMQ INSTANCE, por exemplo 35.172.132.132/dreamfacrory/dist/index.html

Vá para os aplicativos e gere a chave de API para o dispositivo que é a chave de acesso remoto. Insira os detalhes conforme mostrado na figura abaixo

Depois que a chave da API for gerada, criaremos uma conexão com o banco de dados MySQL, clique nos serviços e crie, em seguida, selecione o banco de dados MySQL. Preencha o nome de usuário, número da porta Banco de dados, nome de usuário e senha.

A chave da API precisa ser atualizada no emq_plugin_template para enviar dados para o banco de dados MySQL, atualize a chave api conforme mostrado abaixo.

Agora podemos enviar dados de qualquer cliente e salvá-los no banco de dados. Vamos pegar o Raspberry pi com sensores como temperatura, pressão e umidade conectados. O cliente paho-mqtt em execução no Raspberry pi envia os dados para o banco de dados MySQL. Para instalar o paho mqtt no Raspberry pi digite no terminal.

Para se conectar ao servidor, podemos digitar

O comando abaixo enviará o tópico para o broker e ele será salvo no banco de dados MySQL.

Contato da Newark no Brasil

Para mais informações e adquirir componentes contate a LATeRe , representante da Newark, pelo Telefone (11) 4066-9400 ou e-mail: [email protected] 

* Texto originalmente publicado em: link

JUNTE-SE HOJE À COMUNIDADE EMBARCADOS

Sem licença Creative Commons
Home » Internet Das Coisas » Como salvar mensagens MQTT em um banco de dados MySQL
Comentários:
Notificações
Notificar
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Talvez você goste: