A partir de 2020, a National Instruments disponibilizará uma versão gratuita do LabVIEW, será o “LabVIEW Community Edition”. Essa versão tem como intuito o uso pessoal, não sendo permitido seu uso para fins comerciais e acadêmicos.
Seu anúncio foi feito no 2º GDevCon, uma conferência independente para desenvolvedores de linguagens gráficas, que ocorreu em Birmingham no Reino Unido nos dias 21 e 22 de agosto de 2019.
O mais interessante dessa versão é que ela contará com todos os elementos e características da versão LabVIEW Professional, com a possibilidade de geração de executáveis e sem marcas d’água. Claro, sem se esquecer que seu uso é limitado para fins não comerciais e acadêmicos.
Considerando que um público alvo em potencial para essa versão gratuita são entusiastas, hobbistas e makers, a National Instruments atualizou a toolkit LINX que possibilita a interface do LabVIEW com Arduino e o deploy do código gerado nele em plataformas como Beaglebone e Raspberry PI (vale lembrar que esse toolkit não era atualizado desde a versão do LabVIEW 2014).
A versão LabVIEW Community Edition será disponibilizada em Maio de 2020, entretanto uma versão Beta já está disponível desde Novembro de 2019. É necessário fazer a solicitação de acesso ao LabVIEW Community Beta através do link abaixo. Após o acesso ser liberado, você pode fazer o download da versão: https://www.ni.com/support/beta-program/
Acredito que essa ação da National Instruments tem o intuito principal de aumentar o número de usuários de LabVIEW. É notório que a grande maioria dos desenvolvedores apresentem mais afinidade com as ferramentas que ele use no dia a dia em seus projetos particulares, vide o crescimento notório das comunidades de software e hardware livre. Dessa forma, ter disponível uma plataforma com a solidez de anos de estrada que o LabVIEW oferece com certeza servirá para o crescimento de sua comunidade de usuários.
Referências